VESTÍGIOS DA ADOÇÃO
Douglas é um advogado que para proteger Bino ( Breno ) , um de seus primos adotivos de uma enrascada, conseguiu livrá-lo de uma suspeita de assassinato, e hoje Bino se envolve me Drogas. Breno, Lino e Vítor são filhos adotivos de Léia e Paulo, os tios de Douglas. Os meninos foram adotados quando pequenos, porque a mãe biológica morreu no último parto e foram largados no orfanato. Então Douglas que sabia que sua tia Léia não podia ter filhos, então Douglas fez de tudo para que a tia conseguisse adotá-los!
Lino o filho do meio, descobriu que adotado, há alguns dias e ficou revoltado. Agora não aceita a família. Apenas Vítor continua sendo um garoto normal.
A cidade de Ouro Fino ainda conta com Rubinho, um radialista inescrupuloso, que gosta de tirar sarro da situação e aumenta o sensacionalismo, irritando ainda mais Douglas.
Próximo a casa de Léia mora Canudo ( Eduardo Canudo) , um bêbado que sabe de tudo que acontece na cidade, observa tudo, só que ninguém presta a menor atenção no que ele diz. Eu vejo, tudo, eu sei de tudo, mas por ser bêbado, ninguém de dá canudo, né mesmo? Ele namorava Rubiana , uma belíssima garçonete de um quiosque que engravidou dele, depois descobriu que ia ser mãe, após ela tê-lo abandonado.
E canudo repete isso todo santo dia. Breno ouve diz: _ Saí prá lá seu bêbado imundo, você não sabe nada. Canudo, sabe tudo, Canudo vê tudo, mas só porque vive bêbado, ninguém dá canudo. _E o que você sabe o Canudinho?, pergunta Breno . Eu sei que você matou um cara, seu primo livrou sua cara. Breno começou a ficar com medo, mas depois lembrou que o “ bicho” vive bêbado e ninguém acredita.
Nas ruas, Douglas e Vítor caminham nas ruas vendo os mendigos dormindo, pessoas, sem teto, sem expectativa nenhuma de vida. E Douglas comenta com o primo: _ Se Breno não tomar rumo na vida é onde ele vai acabar. Mas a tia Léia começa ter reações estranhas, como acumular lixos nas ruas de São Paulo dizendo que estava fazendo arte, mas de arte não tinha nada, mas continuava pegando coisas da rua e armazenando em sua casa. Lino começou a ficar mais perturbado com a situação, na escola, não conseguia se quer ler e escrever, pois estava completamente sem motivação. Breno, continuava roubar para se drogar e não demorou muito tempo, já era um morador na rua. Sem contar que ele começou a puxar José Lucca para o mundo do crime e vítor percebeu o que estava acontecendo, tentou afastar o garoto, mas já era tarde, o moleque já vivia com armas na mão. O problema maior é que ele roubou um traficante que estava a ponto de mata-lo e um acidente deixa Vítor em estado grave, que se arriscou para salvar seu irmão adotivo. Esse acontecimento devia ser o suficiente para resgatá-lo das drogas mas infelizmente não foi o que aconteceu. Aumentou ainda mais o problema.
Douglas já não sabe mais o que fazer. Lino perturbado com o fato de ser filho adotivo e com a situação da casa de sua mãe adotiva ( Léia). Onde se quer consegue viver dentro da casa.
_ Tia, você tem que se livrar disso tudo, Já não está dando nem mais pra entrar aqui nesta casa, quanto mais lixo, mais fica impossível viver nesse lugar imundo. Que isso Douglas você está exagerando! _ Exagerando mãe! Fala Lino _Eu não consigo mais se quer morar nessa casa.
E como Vítor vai voltar pra cá depois que sair daquele hospital? _ como ele vai viver aqui? Nem a cadeira de rodas caberia aqui. _ Lino! _ Você está sendo grosseiro. Douglas se falar a verdade é ser grosseiro, então vou ser sempre. _Não!, não fale assim. _ Calma! _ Você fica lá no meu aparte por uns tempos. Muito obrigado! _ Mas pede desculpas a sua mãe. Me desculpe por falar a verdade!. Tudo bem meu filho! Eu sei que é verdade, mas não precisa jogar na minha cara. Agora meu primo! Quero ver meu irmão. Enquanto isso... Ela liga o rádio.
_ Meus caros ouvintes! Aqui Rubinho, fala o que pensa, sem fugir do caminho. Douglas ouve e fala: _ Muda dessa estação Tia. Não! Eu não suporto esse homem. A mulher bugiganga, que mais parece uma baranga vive levando porcaria , pra própria casa. Sem contar no filho problema, Lino, aquele que tem um pino a menos. De lá de fora, Douglas ouve e se revolta, pensa em ir na rádio para quebrar a rádio, mas reflete um pouquinho: _ Eu só não vou lá pra acertar a cara desse “desgraçado” , porque eu tenho problema demais por enquanto e me causaria mais problema ainda. Ainda bem que o senhor é sensato. Alguém aqui tem que ter pelo menos um pouco de bom senso. Mas não vai ser eu que vai fazer isso. Ele vai ter o dele um dia.
Não demorou mais que um mês, e Rubinho caiu na besteira de falar mal do Prefeito. _ Aqui é Rubinho, a voz da Verdade, fala o que quer e pode vir quem quiser aqui. Aquele Prefeito inútil, aquele sujeito indecente, que vive roubando a gente. Um dia , os homens de confiança do Prefeito, foi e quebrou toda a rádio. E Bateram nele com força. O deixaram caído sangrando no chão.
Nas ruas, Canudo continua repetindo seus versos, os mesmo de todos os dias. Douglas ouve e diz: _ Repete o que você diz: _ e o bêbado repetiu: _ Breno matou um cara, e seu primo salvou sua cara. _ Dado, eu sou o único que te respeita, eu sou o único que lhe dar ouvidos, que lhe paga tudo o que você quer, não para te calar a boca, mas porque sei quem você é. Sei também, o que você sabe, que você teve um filho, esse filho, você não vê há anos. Ele graças a ao Bom Deus se chama Gino e vive bem com a sua esposa, que te largou por causa da sua situação. E você vai me ferrar, com essas suas palavras ainda. Porque ninguém sabe o que eu tive que fazer para livrar Breno da situação que ele se meteu. E eu lhe fiz isso, para não matar minha tia de desgosto, porque ela não podia ter filhos e tinha o sonho de ser mamãe. Já havia adotado, os três filhos, já pensou quando ela soubesse, se quer imaginasse, que um deles, era assassino?
Então Canudo, chorou copiosamente e implorou pelo seu perdão. _ Me perdoe Douglas, eu jamais pensei que fosse por isso. E Douglas, com seu bom coração o perdoou. Cadê meu filho Douglas? E ele responde: _ você não ouviu isso de mim, e você não o merece ainda. Resolva se tratar, e o trago aqui para você o conhecê-lo .
Na rua, perto de um desses quiosques que trabalha Rubiana, a ex-namorada e mãe de Gino, viu o que estava acontecendo. Se aproximou de Douglas e diz: _ Você me traiu, eu pedi pra você guardar segredo e você não guardou. Rubiana, ele tinha o direito de saber, vivia repetindo umas coisas sobre mim, que poderia prejudicar minha carreira, e eu preciso de trabalhar, porque pessoas como meus tia e meus sobrinhos dependem de mim, se meu segredo vier á tona, terei minha licença de advogado caçada e minha reputação já manchada, acabará com um pouco de chances de ganhar o pouco que ainda resta do meu salário.
_E por isso você revelou o meu segredo. Rubiana , Eu tinha que mostrar que ele tinha um podre também e que tinha meus motivos para fazer o que fiz. Douglas ele hoje é um bêbado, ele mesmo fala isso. É só que Rubyana, você esquece que nessa cidade existe um radialista, que minha mãe tia ouve direto, ele pode ouvir o que bêbado fala e falar na rádio. E se ela ouvir isso, ela poderá ter um desgosto ainda maior. Sei também que uma hora, Gino vai querer conhecer o pai dele. E você vai ter que dizer: _ Gino que estava por perto ouviu. _ Eu tenho pai e ele está vivo? _ Você diz que ele havia morrido? _ Rubiana ainda mais revoltada com Douglas: _ Está satisfeito agora?, agora ele não vai mais me perdoar. Eu não vou mesmo, você é uma mentirosa, como pode matar meu pai pra mim. Garoto a respeite: _ Como você quer que eu os respeitem se vocês adultos mentem a toda hora.
Nas ruas, João Lucca, está a pouco de fazer sua primeira vítima, E Gino ao ver, corre e consegue evitar uma tragédia. Ao segurar a mão do rapaz, disparando a bala para o auto. João o que você estava fazendo, pensa que você poderia estar matando uma pessoa, e iria ser vítima da sua própria criação. Você está criando um mostro dentro de você, já pensou. _ Me arrepia só de pensar que você que no fundo é um garoto muito bom, se deixando levar pelo crime. Lembra o que aconteceu com o Vítor, você vai deixar que isso aconteça com você, com outras pessoas que você ama. Naquele exato momento: _ João Lucca chora e confessa: _ No Vítor, a bala disparou da minha arma. Eu atirei nele, eu dei o tiro no Vítor. Tudo bem!, foi um acidente, você não quis atirar não é?, você foi pressionado pelo Breno, não foi. Não atirei para mostrar que podia ser um deles. _ Tudo bem: você não vai ser mais um deles, não é? _ Prometa que você não vai, por favor, João Lucca! _ Você me promete, você promete que Jamais vai colocar, pegar numa arma! _ Promete? _ Prometo. _Mesmo! _ Sim Prometo!
Ótimo!, porque ver você ir parar em reformatório, FEBEM, ou coisa parecida. No hospital, Vítor, começa a acordar do coma induzido. E Lino fica sabendo da novidade. Mas continua morando com Douglas. Gino ainda não perdoou sua mãe.
Canudo, depois da chamada de Douglas, está há bom tempo, sem dizer seus versos e nem beber, para tentar ter a chance de ver seu filho pela primeira vez. Na rua, Breno, faz mais vítima, drogado e armado, mas agora não terá a defesa de seu primo e vai acabar num presídio, pois já tem idade para ser preso. Breno foi flagrado roubando carro, foi preso, tentou a fuga, levou um tiro no ombro, Lino tentou defender o irmão mais Douglas impediu: _ Você, dessa vez, ele vai se ferrar sozinho. Lino, foi com Vítor já recuperado em sua cadeira de rodas, foi visitar o irmão .
Você que o Breno? _ Sim senhor! Tem visita para você lá. Quando viu Vítor ficou contente. Mas quando abraçou Vítor, foi tratado friamente: _ Breno você quer recomeçar sua vida de forma limpa e sem crimes? E este respondeu de forma cínica: _ Claro! , então, pediu que Lino entregasse a ele uma bíblia. Está aqui um presente, leia a bíblia e comece a praticar a palavra de Jesus. Breno achou que ali ia ter uma arma, ou uma ferramenta que podia usar numa possível fuga. Mas ao perceber que era uma simples bíblia, se irritou, se decepcionou, mas com o tempo, de tanto que leu, pois não tinha outra forma estar em liberdade, percebeu a palavra de DEUS era mais forte que a raiva que sentiu de seu irmão. Agradeceu a DEUS, e pediu que tivesse uma nova chance recomeçar uma nova vida.
Nesse meio de tempo, em que Breno ainda estava preso, o radialista mesmo depois de ter sido salvo da selvageria dos homens do antigo prefeito, que hoje foi afastado da prefeitura. Colocou a boca no trombone denunciando Douglas na rádio. A junta disciplinar da OAB ao ouvir a denúncia, foi até o aparte de Douglas para tirar dele a licença para advogar. Todos se entristeceram com denúncia.
Depois de ter sua rádio funcionando de volta e voltar a falar besteiras, Rubinho foi apagado nas ruas. E as ruas infelizmente continuam sendo moradias de mendigos e drogados, pois o prefeito só sabia de corrupção, e não resolveu a situação. Ele teve sua licença para advogar caçada por tempo indeterminado.
Breno Foi liberado da sentença por bom comportamento nos últimos anos. A ao sair foi recebido por Douglas, Vítor e Lino. Nesse meio de tempo. João Lucca hoje é um garoto de boa fé. Apagou de sua memória, aquele bandido, que estava nascendo dentro dele. João Lucca conquistou a gata de sua igreja, assim como Gino. Lino, esqueceu a revolta e lembrou que tem muito mais motivo de ser feliz sendo adotado, do que se tivesse na rua, teria virado um marginal como Breno. Lino também se arranjou com a menina da escola.
Gino , também perdoou sua mãe e Douglas por terem escondido a verdade sobre seu pai. Dado, faz tratamentos com ajuda do dono do bar. Hoje Gino e Dado, se dão muito bem, e Dado não é mais o bêbado da cidade, agora, ele resolveu virar pastor.
Depois de algum tempo, Douglas voltou a poder advogar. Mas resolveu que não queria ser mais advogado fez um curso de radialista, e hoje é o novo radialista da cidade. Seu assistente é Vítor. Douglas conheceu uma amiga na Igreja de Gino e que por ela se apaixonou hoje, vive uma linda história de amor.
Depois de um longo período de tratamento, no tempo que Breno estava preso, Léia deu início uma brilhante recuperação no seu problema de Disposofobia ( transtorno compulsivo em acumular objetos sem utilidades). Mas tudo isso só foi possível com graça divina, através do poder da oração e da vontade de vencer o problema. Sem o poder da fé, da oração e da vontade do paciente, não adianta nada.
Deus nos concede tudo o que pedimos, desde que façamos por merecer.