Yolanda
Essa história se passa em Porto Alegre onde a família de Helena Villa Real é proprietária de uma das Indústrias fabricantes de leite ( SULEITE) instalada na capital.
A Família é composta por Helena, a Matriarca, as filhas Ana e Yolanda, o genro Elídio Martins, o Sonhador Mike que por causa do abandono de Márcia, por ser fraco de cabeça e se deixou levar pelos vícios do Álcool. Ainda compõe a família, Tássio, o ex-marido de Yolanda e os filhos de Mike e Márcia que são Matheus e Jonathas . Mike se apaixona por Clara, que o ajuda, mas não se interessa por ele, dificultando ainda mais os seus problemas com a bebida.
Ana é apaixonada por Teodoro Wagner que é tremendo mau caráter e é muito ligado a Tássio, e suas armações.
Agora os filhos de Ana são: Marcos, que todos acham que ele é capeta, mas é muito justo e inteligente e ele tem um dom misterioso e Beto que acabará sendo fruto de um amor proibido pelos pais de Yolanda, que virá ser para todos uma revelação bombástica.
Tudo isso serão as fortes Emoções de
YOLANDA
Dona Helena passa mal e é levada para o hospital pelo genro Elídio Martins ( atual marido de Ana) Marcos já prevendo que sua avó não resistirá, começa a chorar. Todos que estavam rezando por ela naquele momento, não entende o motivo do garoto estar chorando, antes da hora e diziam. _Marcos, não chore, ela vai ficar boa. _Será que vocês não entenderam ainda? Ela já morreu. Dizia Marcos aos prantos. Minutos depois, o médico confirma a morte de Helena por falência múltipla dos órgãos causada por câncer no pâncreas .
Ana chega ao hospital aos prantos, depois do rádio ter anunciado a morte de Dona Helena Villa Real.
Naquela noite, Helena é velada por seus familiares e amigos também na Indústria. Ela era adorada por todos, com exceção de Ana e de Tássio e Teodoro. Que por causa do ciúme e do dinheiro, queriam ficar com partes das ações da indústria e mandar em tudo.
Ana enganava, até o marido, mas não Marcos, que conhecia a fundo, os interesses de sua mãe. Mas ele não revelava, para não criar nenhum desconforto. Todos achavam aqueles que achavam que Marcos era um capeta, é porque Ana fazia lhe a caveira para suas amigas, mas na verdade é que Marcos conhecia a mãe bem no íntimo.
Passado um ano da morte de Helena, Elídio prepara os documentos do testamento, após Elídio entregar os documentos para leitura do testamento, Ana foi até o fórum e tentou subornar o juiz ou o mesmo tabelião. No fórum, Ana surpreende o tabelião, que já era amigo da família, principalmente velho conhecido de Elídio. _ Senhor Rui, se eu der a você R$ 1600 reais, você abriria o testamento de minha mãe a leria para mim?
_ Dona Ana, a senhora sabe que isso é ilegal, que isso só será possível na presença de seu marido e de seus filhos, caso contrário, não poderei abrir essa exceção. Seu disser que posso detonar sua carreira, se não fizer o que peço? _ Alegando minha senhora, que estou cumprindo a lei, não estou fazendo o que pede? _ Olha dona Ana, em consideração a sua família, vou fingir não esteve aqui, ou serei obrigado a mandar prendê-la, por desacato a autoridade e tentativa de suborno.
_ Calma meu senhor, estava apenas brincando. E fique a senhora sabendo, que estou com minha consciência limpa. _ Está bem, senhor Rui, me desculpe. Esqueça que estive aqui.
Minutos depois, Rui que já havia comentado com seu colega o ocorrido, ao se aproximar de Elídio, Cláudio Moraes comenta o fato da mulher ter tentado suborná-lo. Elídio diz ao amigo: _ Caso ocorra de novo, pode mandar prendê-la, que eu a deixo na cadeia.
Engraçado ela fazer isso: Tentar suborná-lo, com que dinheiro, minha sogra não deixou nada pra ela, a não ser casa de praia. E quando todos pensavam que ela já havia ido embora para casa, ela voltou AA sala do tabelião e diz: _ Como você sabe disso?
_ O Ana, eu que fiz o testamento, a pedido dela. Não devia falar mais, só te adianto isso. Você lembra que você a ofendeu, e ela havia prometido que não te deixaria nada, mas ela foi bondosa e te deixou a casa na praia e foi só. E você não tem um filho com um amante, vai pedir dinheiro a ele, porque de mim, não verás nada. E saiba que vou fazer o exame de DNA, para ver qual deles é meu filho. E eu ainda criei o Beto, porque você não teve capacidade nem disso.
Depois de tanta discussão, o juiz Cláudio Moraes, interrompe, chegam vocês dois, se querem brigar, briguem, mas na casa de vocês. Tem razão meretíssimo, já estamos, diz Eídio. E continuaram a discussão no caminho.
Elídio pensou em se separa de Ana, mas ela resolveu que iria matá-lo comentou o seu plano a Tássio. Chegou em casa com uma arma calibre trinta e oito e ameaça matar Elídio, mas Marcos percebe e Ana tenta disfarçar. Elídio para não piorar ainda o ambiente de discórdia entre os dois finge ser uma brincadeira. E esconde a arma em seu armário. Yolanda chama a atenção da irmã para o tipo de brincadeira que ela fez, assustou a todos.
Mike chega em casa bem embriagado e Yolanda o trata mal, dizendo: _ Belo exemplo você dá para seus filhos em Mike? Que eles vão pensar de você? Que você é um fraco! Que não controla suas emoções, vai direto se embriagar, como se fosse solução para os problemas. Enfim, ela acabou com ele. E Mike implorou: _ Não me deixem que eles me vejam assim. Então Yolanda o levou para debaixo do chuveiro e abriu o chuveiro, dando um banho de água fria e o deixou lá pensando na besteira no que fez.
O problema é que Mike continuou com a bebedeira e Yolanda cansou de ficar dando desculpas das besteiras de Mike aos seus sobrinhos e um dia Mike aprontou numa festa que seus filhos Matheus e Jonatas deram para comemorar seus aniversários que é um seguido de outro. Matheus dia 15 de junho e Jonatas dia 17. A festa rolava e Mike entrou bêbado gritando e dando vexame. E os filhos terminaram com a festa para não piorar a situação, pediu desculpas aos amigos, dizendo que outro dia a festa continua.
Então seus filhos coloca Mike no chuveiro e no dia seguinte coloca o pai xeque: _ Pai, se você não for se tratar, nós os abandonamos. Chega de bebedeira, que isso não vai levá-lo a nada. Tenta se tratar e se tornar novo homem, quem sabe minha mãe ainda volta para você.
Essas palavras chocaram Mike, mas parece que para alguma coisa serviu, ele resolveu frequentar o AA, pago pela irmã. O que deixou seus filhos e Yolanda orgulhosos da decisão.
Dias depois, Marcos prevê que sua mãe Ana, está armando uma para seu pai Elídio e o alerta: _ Pai, minha vai aprontar, fica esperto, algo minha vai fazer de ruim. Consegue vê em sua mente uma arma disparando, só não sabe contra quem exatamente.
Não deu tempo nem de piscar, só se ouviu o tiro, felizmente, ela era ruim de mira, e acertou o ombro direito de Teodoro que voltou de viagem há poucos dias, não avisou, mas entrou na casa pelos fundos e sentou na cadeira do escritório de Elídio. Yolanda chama seu enfermeiro para causar escândalos em manchete nos jornais , pois seria péssimo para a família, levar isso adiante. Resende, o enfermeiro da família, foi até a casa, fez a retirada da bala, o curativo, e tudo voltou ao normal, pelo menos por enquanto.
Mas Yolanda chamou mais uma vez a atenção de Ana, _Que você quer com isso Ana?, para que mais escândalos na família, você quer que a Sul Leite venha a falir?_ porque se isso vier acontecer, até você perde.
Ana chama Teodoro no escritório e pergunta: _ O que você estava fazendo aqui? Não falei para você que eu ia te procurar? Você quase matou, que você está falando, é deveria ter te matado mesmo, seu múmia... Da próxima vez não apareça sem eu mandar. E Marcos discretamente, ouvia a conversa. Eu tenho plano, a gente vai dar um jeito de matar Beto, vou atraí-lo para a casa de praia, você o amarra, coloca fogo, a gente sai e finge ser um acidente. Teodoro sem muito dizer, ainda diz: _ Você está ficando louca! Você pretende matar o próprio para ficar com o dinheiro? Eu quero morrer seu amigo.
Márcia voltou para casa, depois de ter sido abandonada pelo seu último namorado. Ela pediu um abraço a Jonathas que ainda o abraçou, mas Matheus a desprezou, dizendo: _ Você acha que é abandonar a gente, voltar depois de anos, acha que vamos aceitá-la assim numa boa? _ Yolanda diz: _ Meu neto, lembra-se de Madalena, quando Jesus diz: _ “que não tem pecado que atire a primeira pedra” e depois, escreveu os pecados de cada um.
Yolanda chamou Márcia para conversar no escritório: _ Quando você deixou Mike, ele ficou á beira da loucura e passou a beber desesperadamente. Só tornou a vida dos meninos, um inferno, porque os meninos ficaram comigo, então eu segurei as pontas. Conseguimos fazer com que ele aceitasse se tratar, só que se você voltar a abandoná-lo, os meninos vão continuar comigo e vocês vão sair daqui e se entender sozinhos, porque eu não vou mais segurar as pontas de ninguém.
Mike chegou das sessões do AA, viu Márcia, mas a ignorou meses, a desprezando.
Ana chegou e conversou com Beto, sabia que ele era louco por sorvete e por praia, então falou para o filho: _ Beto, você não quer passar uns dias com sua mãe, só eu e você na casa de praia? E o garoto respondeu: _ eu bem que gostaria minha mãe, mas agora, estou cheio de provas e trabalho na escola, mas Ana insistiu, até que o convenceu. Então ela o levou para casa de praia. Marcos, que chegou da escola um pouco depois, percebeu que sua mãe levava seu irmão para morte. Diz: _ Tia, minha mãe está ficando louca. Ela vai matar meu irmão. _ Que isso Marcos, o que você está falando? _ Estou falando sério. Ela vai matar o Beto. Eu ouvi a conversa dela com Teodoro no escritório.
Já estou vendo, alguém sendo amarrado e casa pegando o fogo. Imediatamente Elídio ouviu tudo aquilo e correndo pegou o carro, chamou Marcos e viajou até Balneário de Pinhal, onde se localiza a casa de praia da família que foi doada por Helena para Ana e seus filhos.
Lá viram, a casa pegando fogo, só que Teodoro amarrou os dois juntos e fugia, mas Elídio, conseguiu capturá-lo, enquanto que Marcos soltava, seu irmão e sua mãe, mas ela não quis sair, pois seria presa ou internada. Então decidiu ficar na casa. Beto pensou em arrancar a mãe dele dali, mas Marcos o segurou e diz: _ Ela escolheu o próprio destino, não há o que fazer. E eu o quero vivo, para ajudar manter a memória da sua avó Helena.
A casa foi restaurada para servir de museu, deixando os restos mortais de alguns animais que ali existia. E Marcos e Beto trabalharam como guia turístico. Um grande investimento de Elídio para os filhos. Que na verdade eram filhos dele mesmo, afinal Teodoro era infértil e Tássio foi apenas um caso sem importância de Ana, mesmo fingindo que gostava de Yolanda.
Elídio e Yolanda, acabaram sócios vitalícios e a comandaram a SULEITE (indústria de Lactícinios da família) que gera leite para toda Porto Alegre e região Sul do país. Clara é a nova sub-gerente de produção, é a mulher de confiança de Yolanda no setor. Ela se casa com o enfermeiro Resende.
Mike resistiu até dizer a Márcia: _ você não vale nada mais ainda gosto de você, e não vivo sem você, só por isso te aceito de volta. Os filhos Matheus e Jonathas acabaram por aceitar os dois juntos. Matheus e Jonathas começam a trabalham para Elídio no escritório da indústria. Enquanto que Yolanda fica de olho na produção do leite.
Tássio sumiu do mapa, mas foi preso por estelionato em Santa Catarina. Teodoro foi assassinado dentro da cadeia, por ter feitos inimigos em jogos de pôquer e outros mais.