Bolo de mamão
Por o bolo no forno, mais uma das receitas contra o sentimento moderno, é colocar-se inevitavelmente pelo pensamento no forno também. A pele dourando, os olhos secando, o cabelo cheirando a queimado e o corpo se contorcendo de dor. Deveria ser muito doloroso, insuportável, verdadeira tortura. Se fosse de algum grupo de tortura com certeza teria boas receitas pra fazer as pessoas abrirem a boca ou simplesmente morrerem pelo sofrimento. Cada novo método complementaria um livro enorme de bons pratos. Tudo poderia começas com um bolo de mamão.
Quem gosta de fazer bolo em casa é a mãe, essa que já foi mãe e teve netos, a mãe mor. Depois que o exílio foi sentido, absorvido e revoltado, tipo um exílio de intercâmbio, nada a ver com guerra (mais moderno, seria?), o bolo ressurgiu na filha, mas com acréscimos. A base, farinha óleo, açúcar, fermento, ovos e o próximo ingrediente poderia ser qualquer coisa, é ele que dá o nome ao bolo. O cunhado gosta das experiências gastronômicas, isso é importante, agradá-lo faz bem, ele sempre ajuda a pagar as contas, trata bem a irmã, empresta o celular, todos os dias, só hoje que não, está fora de área. É um homem interessante, talvez o próximo da lista quando terminar com a irmã.
O bolo de mamão foi aprovado pelo cunhado e pelas crianças. Sujam a sala inteira enquanto comem e assistem na TV local um senhor encima de uma dessas torres de celular ameaçando se jogar. Isso faz lembrar o dia em que de madrugada, quase de manhã, saiu de um bar com os amigos da noite para explorar ilimitadamente a cidade, tinha conhecido os fulanos naquela noite. A ponte é uma boa atração pra quem tem o incontrolável desejo de parecer fora de série. Lá de cima o rio é lindo principalmente quando se está bêbada e os pensamentos vêm sem esforços, você os gasta em grandes quantidades sobrando poucos para o outro dia. O de saltar na água parece ser bem anormal, seria considerada bem maluca, porra loca mesmo. Mas loucuras que não permitem nunca que se possa voltar para ver as reações são pouco atrativas. O homem saltou. Nem valeria a pena sobreviver ou voltar em alma porque dessas coisas se esquecem rápido, antes do preparo do próximo bolo ou talvez até mesmo antes desse mamão acabar.