Em uníssono
Clave de fá sentia-se muito sozinho, quando, conversando com a nota dó, que era o centro de tudo, abriu o seu coração e contou que por ter um som tão grave suas notas não encantavam a uma certa dama que há muito lhe rebatara o coração.
Mas quem é essa diva, perguntou o dó?
É a senhorita sol, falou bem baixinho. O dó ficou com tanta dó, que resolveu então, apresentá-lo a clave de sol que brincava com as suas notas encantando a todos.
Sempre nos palcos dos sustenidos, vivia de salto alto. Até que um dia uma nota escorregou, caindo para trás. Todos correram para acudi-la. Um semitom diferente ecoou no ar, ela havia caído no palco dos bemóis, ali as melodias são melancólicas, quase tristes. Tão assustada ficou que confidenciou a nota dó a sua preocupação.
O dó muito esperto resolveu mediar à situação; podemos resolver o problema, pode confiar. Vou apresentá-la ao meu grande amigo clave de fá, uniremos algumas notas dando-lhes o nome de acordes, é de um efeito magnifico! Não tenha medo.
Ou, enquanto as suas notas solam nos dois palcos, clave de fá as acompanhará harmoniosamente.
O que achas?
Muito esperançosa e confiante, concordou de pronto. Enquanto que, clave de fá todo orgulhoso, se pois a acompanhá-la.
Em todos os cantos ouvem-se a linda sinfonia de amor tocando aos corações dos eternos apaixonados em: gotas de orvalho, a colombina, o arlequim, o pierrot... Falam que até os pássaros ficam envolvidos com tão bela melodia.
Em uníssono, seguem pela vida afora em todos os dias de suas vidas...