BOAS MANEIRAS

-Mamãe, quero escrever um livro, igual a minha avó Anna Célia.

-Como, se você ainda não tem cinco anos e não sabe escrever ainda?

-Mas é você que vai escrever para mim; eu só vou falar. E para começar, escreva bem grande: você vai aprender muitas coisas com o meu livro de boas maneiras. Agora, vou ditar: adore a Deus. Trate bem as pessoas. Não faça pirraça.

- Ué, Maria Eduarda! Isso é o que você mais sabe fazer!

-Ah, mamãe! Escreve mais, vai: tome banho todos os dias. Escove os dentes, quando acabar de comer. Estude bastante, pra ficar sabido. Não fique com o olho grande. Diga sempre por favor e obrigado. Não mate as plantas e os animais. Solte pum no banheiro. Seja simpático e honesto. Não fure a fila nunca. Fale a verdade. Não quebre as coisas dos outros.

-Mas você quebrou o vidro de Nossa Senhora, cheio de água benta, da sua avó.

-Continua escrevendo, mamãe: nunca se esqueça dos seus pais e dos seus avós. Não gaste muito papel higiênico. Não compre sem pagar. Cuide bem das coisas e até dos brinquedos. Não coma muita manteiga. Tome remédio só quando um adulto te der. Não vá na casa dos outros, sem pedir a sua mãe. Não mexa no fogão, quem é criança. Não enfie o dedo no nariz. Não fale com a boca cheia. Não tampe o ouvido, na missa, quando o padre falar.

-É, Dudinha, e você tampa os seus, não é mesmo?

-Ih! Poe aí, mamãe: não irrite as crianças. Não faça xixi na piscina. Agradeça a Deus tudo que Ele nos dá. Não beba veneno. Peça perdão. Não tussa no rosto das pessoas. Ame Nossa Senhora. Obedeça aos seus pais e a sua professora. Não grite no ouvido da sua avó. Seja bonzinho com todo mundo. Não machuque o seu pediatra. Não roube as coisas e saia correndo. Não fique de cara feia.

- Acabou?

-Acabei, mamãe. Agora, só falta uma coisinha: foi a Duda que escreveu este livro.

-Pronto. Já escrevi, minha filha.

-Calma aí, mamãe. Eu sei escrever o meu apelido: ADUD.