O Boi II

O sobrinho de Calixto era desses rapaz da cidade, mas visitava bastante o tio. Costumava passear pelo pasto, pegar mangueira e subir os morros.

Um dia passeando pelo pasto viu que um dos bois do tio - Acerola - era muito inteligente. Até hoje não sei bem como ele percebeu. Diz que foi porque o bicho seguia ele e parecia até levantar a sombrancelha tentando entender o som que vinha do celular do rapaz.

Eu não sabia que cara de dúvida é atestado de inteligência, mas vá lá...

O compadre pediu pra ele provar a inteligência do bicho. O garoto desembestou que ia ensinar ele a contar com as patas, que nem o cavalo. Nunca vi boi amestrado. Mas depois de uma semana, chamou o tio e fez o boi contar no pé até quatro. Calixto se admirou e até tirou o boi do pasto. Ele passou a ficar do outro lado da cerca, perto da plantação de cacau.

Virou bicho de estimação, mascote do time de futebol de Mato Fundo e, diz uns, que parente - o boi era mais querido que o cunhado de Calixto, Zé Miguel. Era capaz de Calixto emprestar dinheiro pro boi que pro cunhado.

O pessoal vinha na casa dele pra ver o boi contar. Com o tempo o boi também passou a balançar a cabeça, como se tivesse dizendo não. Teve vez que ele chegou a uivar! Tudo era o rapaz que ensinava ele.

Meu amigo, aquilo ali fazia de tudo, era tudo, menos um boi. Ele já tinha sido promovido á xodó!

Ás vezes, Comadre Joana preparando a comida na cozinha vinha o tal do boi, colocava a cabeça pela janela e ficava espiando ela. Quando ela passava ele lambia a mão dela. Era um carinho com aquele boi!

Pois é, Acerola viveu bastante, pra mais de oito anos. Foi morrer de velhice, já tava todo lento, caído.

E você acredita que a família chegou no cúmulo de fazer um funeral pro boi? O moço tava na cidade e Calixto deixou o boi na garagem, como se tivesse velando ele, até dar tempo do rapaz chegar pro enterro do "amigo". Levaram o boi pro pasto, perto da pedreira. Abriram a cova, alguém disse umas palavras (eu tava lá, mas lembro de muito pouco) e enterraram ele. Não faltou amigos, de quatro e de duas patas.