Encontro
Ele era apenas um jovem rebelde, vulnerável a ignorância e ao excesso de confiança. Todo adolescente passa por essa fase. Mas a fraqueza de espírito deste jovem era desgostoso. Com tudo implicava, com tudo discutia. Sempre achava que estava certo e não perdia um momento para se vangloriar. Cumpria muito bem o seu papel de “aborrecente”.
Era conhecido por todos, de forma negativa, é claro. Professores, colegas, vizinhos, nenhum que passava por este garoto deixava de notar suas atitudes displicentes. Sua mãe não sabia mais pra quem recorrer, já tinha levado o pilantrinha até para o psicólogo. Mas tudo em vão.
Era complicado de entender ele. Tudo era ridículo. Para o jovem rebelde o estudo de nada era importante, ir a igreja? Fazer o que? Casar?É coisa de idiotas. Infelizmente, o jovem estava moldando sua mente de uma forma muitíssimo negativa e isso preocupava muito a sua mãe. Pessoas com visões muito instáveis sobre a vida podem ser influenciadas por drogas, más companhias e isso pode significar um futuro incerto. E para dificultar as coisas, a mãe do garoto estava sozinha. O seu marido e pai do garoto morrera quando este era ainda pequeno. Ela trabalhava para colocar um pouco mais de dinheiro na casa e tentava ao máximo cumprir o seu papel de mãe.
Com 16 anos de idade o garoto se mostrava cada vez pior e, sua demora em atingir a maturidade deixava muitas duvidas sobre a sua futura personalidade. A mãe do adolescente era religiosa e orava muito. Certo dia, a noite no quarto, com lágrimas nos olhos e de joelhos, pediu a Deus que ajudasse o seu filho a tomar um rumo certo antes que seja tarde demais. Passou longos instantes implorando a Deus.
No dia seguinte, o garoto, voltando da escola viu de longe uma pessoa que aparentava sua idade. Estava de roupa social com uma pasta na mão. Aparentava ser muito educado. Tinha cabelo preto curto bem penteado e usava óculos o que o dava um perfil bastante adulto. O garoto, com uma vontade imensa de provocar intriga e ao mesmo tempo com inveja de ver um rapaz tão novo com uma aparência tão madura, deu passos em frente e parou na frente do rapaz. Olhando-o fixamente com um ar superior.
- Tudo bem jovem?- o rapaz tentava entender aquela situação incomum.
- Cara, o que você esta fazendo da sua vida, não posso entender, num dia tão quente como hoje você assim, de socialsinho bancando o playboy- o rebelde falava de um modo irônico- o que você faz de tão importante? Não estuda não?
O rapaz percebeu a maldade por trás de suas palavras, mas tolerou a situação e, dando um sorriso jovial disse:
- Jovem, eu estudo à tarde, estou de roupa social porque faço um serviço voluntário de manhã.
- Serviço voluntário?! Que tipo de serviço voluntário?- apesar da vontade de provocar, no fundo não resistiu à curiosidade de perguntar.
- Procuro tentar ajudar as pessoas a valorizar mais as coisas espirituais. Por exemplo, ler a bíblia, fazer orações e outras coisas. Incentivo elas a se apegarem nas promessas divinas o que irá ajudá-las a ter uma vida melhor tanto hoje como no futuro. Você acredita em Deus? Lê a bíblia?
- Eu?! Você esta louco que eu vou perder meu tempo lendo essas baboseiras. Escuta aqui, sai dessa vida rapaz é o meu conselho, a vida é uma só, você tem que aproveitar o máximo. Vai beber, catar as mulheradas, de que adianta você ficar ai falando de Deus, ninguém escuta.
O jovem bem vestido, constatando a ignorância do jovem rebelde, se recusou a argumentar e educadamente disse:
- Olha, eu tenho que ir pra casa almoçar, com licença.
A paciência e a educação do rapaz irritou o rebelde. Como pôde ele não fazer nada, não reagir, não brigar?
- Não não calma. Agora é sério, por que esta fazendo isso? Explica por favor – a curiosidade se expressou novamente em suas palavras.
- jovem, já expliquei, é com as orientações de Deus que podemos nos beneficiar tanto hoje como no futuro.
- Calma ai, mas que tipo de benefício, que futuro, do que é que você esta falando?
- Uma promessa que Deus faz a todos nós. – Respondeu o rapaz, agora olhando fixamente nos olhos do garoto rebelde.
- Que promessa? – perguntou o garoto.
- Uma promessa de vida eterna.
O garoto não entendia, para ele era uma idéia muito abstrata; vida eterna? Mas apesar de sua intenção maliciosa e maldosa na conversa, a esta altura, ele estava realmente tentando mexer os pauzinhos na sua cabeça. Mas num súbito retorno a sua personalidade ele voltou a argumentar tentando vencer a disputa:
- Você acha mesmo que irá viver para sempre no futuro?
- tenho a esperança jovem. E se quiser...
- Mas se isso for tudo mentira, e se a bíblia for uma farsa. E se tudo o que você acredita for apenas histórias. Você vai estar desperdiçando a sua vida enquanto todo mundo estará aproveitando. Nunca pensou nisso? Nunca pensou na possibilidade dessa promessa de vida eterna ser uma fraude?
O rapaz parou um instante, olhou ao seu redor. Estava numa avenida movimentada, carros passavam, ônibus, caminhões.... Pessoas apressadas atravessavam as ruas, idosos acendiam cigarros no bar na esquina. Uma ambulância acabava de passar no momento e o jovem educado a fitou e a acompanhou até perder de vista. Olhou novamente para o jovem rebelde, que usava boné e um grande Piercing no queixo. Fitou-o nos olhos e disse com um leve sorriso.
- Jovem, eu tenho a certeza de que a promessa é verdadeira, mas se tudo fosse uma farsa como você disse, te digo hoje: eu preferiria morrer acreditando nela.
Pediu licença e se retirou.