A matemática de um contador...
Um contador e um senhor conversando:
_ O que é crédito? Pergunta o senhor.
_ É aquilo que você pode gastar. Responde o contador.
_ E débito?
_ O que se deve pagar.
_ E amigo?
_ O maior investimento que um ser pode fazer em sua vida.
_ Não entendi?! Falou o senhor.
_ Eu explico! Você só tem crédito porque um amigo confiou em você...
_ Não! Eu tenho crédito porque trabalho duro e pago minhas contas.
_ Mentira, você só tem crédito porque você tem um nome que foi dado a você pelo seu melhor amigo, seu pai! E foi esse amigo quem ensinou a você o caminho do bem.
_ Tá bom! Mas e os débitos?
_ São resultados dos seus vacilos com Deus, com o outro e com você mesmo...
_ Explique melhor! Pediu o senhor.
_ Quando você não usa bem as faculdades que Deus lhe deu – o vacilo é para com Deus; quando você age de má-fé com seu irmão – o vacilo é com o outro; quando você fuma, bebe, se droga, se prostitui o vacilo é com você mesmo. Tudo isso é débito.
_ Tá bom! E aonde entra o amigo?
_ Eles são os investimentos, ou seja, quanto mais gente gostar da gente mais chances a gente tem de vencer as dificuldades da jornada, entendeu?
_ Acho que sim!
_ Os amigos são as jóias que nos ajudam a vencer as dificuldades, eles assumem vários títulos: anjos de guarda, pais, irmãos, filhos, tios, primos, empregados, amigos, patrões, parentes, cunhados, professores, médicos, etc.