A Fila
Já era duas horas da tarde. Pela rua principal da pequena cidade de Justópolis estendia-se uma fila sem fim. Um homem que vinha da feira, vendo a multidão, aproximou-se e perguntou: - O senhor é o último da fila ?- e após a resposta positiva ali mesmo ficou.
Seu nome era João Severino, tinha os cabelos ao alto, boca desdentada e suor no rosto. Aspectos de um trabalhador. Pouco depois uma mulher obesa com seus dez filhos também entrou na fila. Nisso já tinham se passado quinze minuots.
- Esta fila não anda não ? -gritou a mulher obesa comendo um pedaço de pão com mortadela.
-Pedro Nunes, estou com fome.- resmungou uma mulher que estava na fila e empurrava o marido e a sogra, que já deveria ter uns 80 anos.
O calor era grande, devia estar marcando uns 38 graus no termômetro. Na fila dava para sentir o cheiro de suor dos corpos exaustos. João Severino, cansado de ficar de pé, sentou-se na beira da calçada. O ajudante de pedreiro Pedro Nunes, continuava a discurtir com sua mulher, enquanto sua mãe conversava com a mulher obesa.
- Que calor está fazendo hoje, não é ? - procurava puxar assunto a velhinha.
-É mesmo. Já não estou aguentando. Meus filhos não param de chorar e reclamar. - respondeu irritada a mulher obesa.
Já tinha se passado uma hora e meia.
- O amigo viu como aumentou o preço da farinha e do ovo ? - perguntou Pedro Nunes a João Severino que estava deitado na calçada.
- É mesmo. Quando será que nossos governantes terão piedade de nós ? - respondeu com um tom desanimado.
-Meu camarada, acho que nunca. -exclamou Pedro Nunes limpando o suor que lhe escorria pelo rosto.
Depois de mais meia hora, a fila recebeu a presença do pescador Luis Dias.
- Ei pessoal. alguém pode me informar para que esta fila ? Porque se for para pagar alguma coisa estou indo embora. - falou Luis Dias com um cheiro forte de peixe e cabelos despenteados.
Naquele momento todos se olharam e João Severino perguntou a mulher obesa: - A senhora sabe o porquê desta fila ?
- Sei não. O senhor não sabe ? - perguntou meio constrangida a mulher obesa.
- Vamos perguntar ao senhor ali na frente qual o motivo dessa fila medonha. - falou João Severino acompanhado de todos.
João Severino aproximou-se do senhor que parecia muito feliz e peguntou: - Meu amigo, o senhor sabe explicar o motivo desta fila enorme ?
- O senhor não sabe ? -perguntou o senhor com um ar de felicidade tentando contagiar os outros. - Hoje é dia de eleição. Hoje elegeremos nossos governantes.
Na mesma hora em que ouviu aquilo, a mulher obesa falou vários palavrões e saiu arrastando seus filhos. Pedro Nunes saiu discutindo com a mulher e empurrando a sua mãe.
Depois de alguns minutos Luis Dias perguntou a João Severino: - Por que vai embora amigo ?
-Ainda pergunta ? Se eu ficar aqui parado nesta fila, quem vai trabalhar para comprar comida para minha família ? - perguntou desapontado João Severino.
-Tens razão. Vamos embora. - falou Luis Dias caminhando com João Severino para o outro lado da cidade.
A fila ? Essa continuou enorme durante todo o dia.