O observador

As coisas sempre caminham lentamente quando estamos usando o transporte público, mas desta vez eu parei no tempo refletindo e viajando em meus pensamentos. Foi uma ótima experiência e desejo contá-la.

Eu me encontrava em um tipo de transporte alternativo, que só existe em algumas cidades, onde passageiros são levados por uma vã. Confortável e rápido, tipo taxi, foi o melhor transporte público que já utilizei. Mas pulando observações excessivas, quando eu estava sentado a caminho da escola, a vã parou num dado ponto e o cobrador abriu a porta falando, simultaneamente e em voz alta, o destino no veículo.

- Praça Afonso Pena, centro, José Longo!

Algumas pessoas parece que entraram. Mas o que observei foi que um senhor idoso, aparentava mais ou menos uns sessenta e tantos anos, estava chegando ao ponto de ônibus. Ele era deficiente visual e um outro senhor o ajudava.

O interessante é como algumas pessoas são “ligadas” e, assim como eu, observam os aspectos em seu redor. O motorista, vendo a chegada daquele senhor, virou-se para o cobrador e disse:

- Fala de novo para o senhor ouvir.

- Praça Afonso Pena, centro, José Longo!- Disse o cobrador, cumprindo o conselho de seu colega de trabalho.

Não aconteceu nada, mas o motorista, vendo que o senhor estava meio distraído, mandou o cobrador falar mais uma vez:

- Fala de novo.

- Praça Afonso Pena, centro, José Longo!

O senhor cego, arregalou seus olhos, que preservavam, apesar da deficiência, uma coloração verde clara muito bonita. Entrou na vã, com a ajuda das pessoas.

O interessante é que quando o motorista pediu que o cobrador repetisse o destino do veículo, o farol que se encontrava bem em frente, já marcava sinal verde. Achei um belo gesto.

Tive a oportunidade de me sentar quase ao lado deste senhor. Ele é muito simpático. Quando conversava, suas palavras eram amigáveis, doces e sempre acompanhadas de um tom de agradecimento. O motorista, e algumas pessoas que se encontravam bem próximas, conversavam com ele e trocavam aquelas típicas observações cotidianas.

No momento em que desceu no ponto desejado, agradeceu carinhosamente o motorista e as pessoas que o ajudavam. Realmente, foi muito inspirador para mim, ver a expressão de alegria daquele senhor, foi admirável a atitude daquele motorista que era bastante jovem.

Este dia foi muito encorajador e me mostrou que neste mundo, apesar de tudo que acontece, ainda existem pessoas educadas, respeitosas que tem bom censo e um grande coração. São nestas pessoas que eu acredito e confio.

Tiago TiAgO
Enviado por Tiago TiAgO em 10/08/2010
Reeditado em 10/08/2010
Código do texto: T2430579