MÉDICOS DO AMOR
Ouvi essa história da boca de um médico baiano e vou recontá-la.
Irmã Dulce recebeu um novo médico para o trabalho no hospital. Ela já com certa idade e ele ainda jovem recém-formado, assim que chegou ao corredor deparou ele com um senhor sentado ao chão do hospital e foi logo dizendo:
_ Desse jeito não dá para trabalhar!
_ É mesmo meu filho! Talvez você prefira atendê-lo lá fora no sol escaldante, no meio da rua? Perguntou ela.
_ Não senhora! Devemos atendê-lo num leito.
_ Mas não tem mais leito, então o que fazer?
_ Não atender! Respondeu o jovem.
_ E deixá-lo morrer lá fora sem socorro?
_ Não! Devemos encaminhá-lo a outro hospital.
_ Meu filho, quando eles chegam aqui é porque já foram recusados em outros hospitais.
Nisso um paciente vomita e ela corre e pega: balde e pano. Abaixando-se limpa o chão, que era branquinho. E continua a conversa como o jovem médico:
_ Talvez aqui não seja seu lugar! Porque se você precisa de tudo em ordem para fazer o seu serviço é melhor procurar outro lugar para servir.
_ Mas como atender assim? Pergunta o jovem.
_ Com amor, meu filho!
E parando diante de uma senhora sentada em uma cadeira, onde recebia o soro. Irmã Dulce lhe afaga os cabelos grenhos, pergunta se está bem, realiza uma prece e está lhe sorri.
Seguindo acompanhada pelo médico lhe pergunta:
_ Está disposto a limpar o chão, a afagar seus pacientes, ouvi-los, segurar-lhes suas mãos no momento final, atender a família, atendê-lo no corredor, no chão, na cadeira e quando preciso for até no meio da rua, porque ser médico é sê-lo em qualquer lugar, em qualquer condição, aceita?
_ Sim! Eu quero ficar e aprender a amar como à senhora! Responde o médico.
_ Como eu não! Como Jesus, pois ele é o nosso modelo. E continua.
_ Veja sempre o lado bom das coisas, aqui tem: médicos, remédios, proteção contra o sol, alguém para lhe dar um copo de água, mãos amigas para afagar-lhes os cabelos,... Acaso aqui não é melhor que lá fora ao relento?
_ Sim! Diz o médico com lágrimas nos olhos.
******
A medicina do amor cura mais que qualquer remédio ou tratamento. É uma receita barata testada a mais de dois mil anos pelo exemplo vivo do amor: Jesus!