PONTO DE VISTA
Estávamos numa roda de amigos comentando sobre a conduta das pessoas e a conversa caiu sobre aquelas pessoas que usam muita da razão para emitir o seu parecer sobre assuntos cotidianos da vida e que por essa razão não deixam transparecer a emoção, dando aparências de possuir um “coração de Pedra” e se tornando muitas vezes incompreendidas por outra pessoa, principalmente se esta outra for mais emotiva. Acontece porem que na sua sinceridade de pensamento, muitas vezes elas nem desconfiam que com seu jeito realista acabam ferindo o coração das pessoas.
A Conversa fluía ate que um dos amigos da roda relatou um fato que presenciou e do qual nunca esqueceu e que veio, a bom momento, ilustrar nosso ponto de vista. Disse ele que a irmã de sua esposa tem este perfil, apesar de ser uma boa pessoa, não tem papas na língua. Certa vez estava passando por uma fase difícil, sua sogra estava muito mal, e ponderou que apesar dos mitos a respeito de sogra, ele nada tinha contra a bondosa senhora e, portanto nada contra sogra, no entanto sempre deixa claro, não gosta que falem de sogra tanto é que ama mais a sogra de sua esposa do que a sua própria sogra, afirmativa que levou a risos na roda.
Brincadeiras a parte, completou o rapaz, verdade é que a minha sogra estava internada na UTI de um hospital da região, todos estavam preocupados, eu e esta minha cunhada fomos conversar com o medico da unidade para ouvir dele o prognostico. Na sala de espera fomos informados que o referido médico só estaria disponível duas horas mais tarde.
Minha cunhada, eu e mais uma senhora que também estava na mesma situação, na qual tínhamos acabado de conhecer, neste momento a gente faz amizade com todo mundo, ponderou o narrador, fomos até uma lanchonete do hospital para comermos alguma coisa já que o medico iria demorar a nos atender.
No trajeto até lanchonete aquela senhora foi falando da enfermidade da mãe, parecia que precisava desabafar e o papo correu solto até que em certo momento, já na lanchonete, minha cunhada perguntou pela idade da mãe dela.
______Setenta e nove anos
Respondeu a bondosa senhora. Minha cunhada balançou a cabeça negativamente e respondeu
______ Então esta na hora mesmo.
A Senhora não entendeu e perguntou
______ Na hora do que?
______ Não, setenta e nove anos já esta na hora de morrer mesmo, pra que ficar dando trabalho para os outros e gasto para o governo.
Minha cunhada falou isto com muita naturalidade porem a senhora não gostou do que acabara de ouvir e com razão retrucou
______ Não estou gostando desta conversa senhora. Gostaria de mais respeito nestas horas.
Minha cunhada insistiu em confirmar a sua posição. Eu observava tudo calado e pesando com meus botões: “Só falta saírem no tapa agora”. Aquela senhora se exaltou e reagindo freneticamente, perguntou:
______ E a mãe da Senhora, quantos anos tem?
______ Oitenta e dois anos retrucou minha cunhada.
A Senhora esboçou um sorriso porem perguntou sério:
______ Vai dizer também que já esta na hora?
______ Não.
Respondeu minha cunhada completando a frase logo em seguida:
______ Mamãe já passou da hora.
Ainda bem que mulher foi sensata, percebeu que era perca de tempo aquela discussão, pagou a conta e saiu, nos deixando na lanchonete quando minha cunhada ainda exclamou:
______ Parece que a mulher não gostou!!!
O Rapaz encerrou a narrativa dizendo que a sogra havia morrido no dia seguinte e que nunca mais teve noticias da outra mulher.