O AGNÓSTICO E O EVANGÉLICO

Esclarecimento: este conto não tem o objetivo de denegrir, ofender e muito menos de julgar qualquer religião. Como autor do conto, respeito todas as religiões e acredito somente em Deus.

Um agnóstico e um evangélico filosofavam em uma parada de ônibus.

– Tenho Jesus em meu coração, e você?

– Eu? Eu sou agnóstico.

– Agnóstico?! Isto é coisa do diabo!

– Diabo não existe.

– Existe sim, e está dentro de você.

– Ah, dá um tempo.

– Meu filho... Você precisa crer em Deus.

– Você é evangélico, não é?

– Com muita honra – respondeu o evangélico, com a bíblia nas mãos.

– Pois eu acredito em mim mesmo.

– Quem criou o céu? A terra? A água e as matas?

– Não sei... Mas sei quem construiu este banco em que estamos sentados, e também quem fez os carros, as casas, os hospitais...

– Você é muito descrente, não é?

– Não. Eu apenas acredito na força do trabalho dos homens, e não fico pedindo aos céus para comandar a minha vida.

– O que você está sugerindo? Que vivemos nas custas do Senhor?

– Não. Estou sugerindo que vocês perdem muito tempo e dinheiro com suas religiões.

– Como assim?

– O que você me diz sobre o dízimo?

– É para provar nosso desapego aos bens materiais.

– Oh... Claro.

– Está sendo irônico?

– Não. De maneira alguma. Mas não é curioso vocês darem duro e os seus pastores viverem no maior luxo?

– Eles vivem assim porque são recompensados por traduzir a palavra de nosso Senhor.

– Tudo bem...

– Meu rapaz. Estou desconfiando que você seja filho do diabo.

– Filho do diabo? Como assim?

– Em nosso mundo existem pessoas que são filhos de Deus e outras que são filhos do diabo! Sabia disso?

– Bom... Neste caso. Eu sou um bastardo – respondeu o agnóstico, com um sorriso debochado.

– Deus irá castigá-lo por estas palavras.

Depois disso, os dois permaneceram em silêncio aguardando a chegada do ônibus.

Os dois adentraram o ônibus e dividiram a mesma poltrona sem trocar nenhuma palavra. O agnóstico foi o primeiro a saltar. Depois de saltar do ônibus, o agnóstico foi atravessar a rua, perdeu sua atenção por alguns segundos e foi atropelado por um caminhão. Vendo aquela cena, o evangélico pegou sua bíblia, levou-a contra o peito e gritou:

– Aleluia! Deus está entre nós.

Renato A
Enviado por Renato A em 14/03/2010
Código do texto: T2137245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.