O CHURRASQUINHO

Era tempo de festa da padroeira da pacata cidadezinha interiorana. A comunidade estava agitada, tinha festa na praça e como de costume, diversões, muitas barracas de jogos e de alimentos. Dentre os movimentos e pastorais da paróquia, Grupo de Jovem também se fazia presente e se propuseram a montar uma barraquinha para vender churrasquinho cuja finalidade, como as demais barraca, era para angariar fundos em prol do movimento e ajudar nas obras sociais da paróquia.

No dia da Padroeira, desde a manhãzinha, a praça era uma festa só, uns enfeitavam a praça, os movimentos montavam suas tendas, cada grupo de pastoral tinha a sua função, o trabalho era comunitário, repartiam as ferramentas e havia ajuda mútua, assim os jovens, a exemplo dos demais, preparam tudo para que a noite fosse um sucesso e mais ainda da parte deles, que o churrasquinho tivesse boa aceitação e que, sobretudo, desse um bom retorno, assim o dia todo foi muito agitado e de trabalho intenso, não só para os jovens, mas para os demais movimentos da comunidade.

Ao findar a tarde, comecinho da noite, quando tudo já estava preparado, era a hora de irem às suas casas para o banho rotineiro, colocar a roupa de festa e retornarem para a esperada noitada. Como as barracas não podiam ficar sozinha, cada grupo deixou uma ou duas pessoas cuidando, enquanto iam se preparara para a festa, no grupo de jovens não foi diferente, deixaram a carne assando e dois jovens ficaram cuidado da barraca e da churrasqueira para que nenhuma surpresa desagradável pudesse acontecer.

A praça estava quase deserta, um ou outro curioso passava olhando o movimento, foi quando uma senhora que, embora do lugar, a tempos tinha ido para a capital e agora estava de passeio na cidade e caminhando na praça com o seu esposo e filho, ao passar entre as barracas, notou a existência da barraca de churrasquinho, de longe, perguntou aos dois jovens:

____ Meninos, o churrasco é de carne bovina ou suína?

Os dois jovens humildes entreolharam, sinal de que não haviam entendido a pergunta e a senhora, não obtendo resposta, novamente interrogou:

____ Meninos, estou perguntando, o churrasco é com carne bovina ou suína?

Embora não tivessem entendido a linguagem da senhora, um deles olhando diretamente para a madame, explicou

_____ Olha senhora, se é de carne bovina ou carne suína eu não sei não, só sei que é carne de vaca!

E a senhora não perdendo a pose, resmungou:

_____ É que se fosse carne suína, eu não poderia comer!

E sem perderem a compostura, continuaram caminhando sorrateiramente pela praça, ela o esposo e o filho.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 02/03/2010
Código do texto: T2116036
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.