PIEDADE - Traição de amigo.

"Quem perdoa se agiganta".

Escuta, meu amigo, agora que já não lhe odeio, pois já esquecí o mal que me fez um dia,o que eu guardei para lhe dizer é o seguinte : Álvaro olhou de viés para Adelino e disse : _ Mas o que eu lhe fi...

_ Pode parar , disse Adelino . Você agora vai ouvir e não perguntar. Eu lhe disse que já não lhe odeio e é verdade. Em meu peito de homem rude já senti um tremendo ódio de você. E porque eu não deveria guardar esse rancor negro e gigantesco se você retalhou a minha alma ?

_ Avelino, mas vo....

_ Não continue . Apenas ouça. Quero lembrar-lhe quando eu tive piedade de você . Eu lhe ajudei em tudo : emprestei dinheiro e nâo cobrei a volta . Quando perdeu a sua casa , no jogo, eu ofereci a minha e não marquei data para que a deixasse. Fiquei com pena da sua miséria física e moral . Estendí-lhe a mão , amiga, quando do falecimento da sua mãe . Até sapatos eu lhe dei, no seu aniversário, quando percebi que os seus já estavam gastos e quase furando o solado . Quando você chorava , por ter sua cabeça fraca e fazer confusão com seus negócios e amigos, muitas vezes cheguei a chorar com você . Enfim , fiz tudo que podia e não estou lhe cobrando nada.

_ Por favor Avel......

_ Só ouça Álvaro . Não há necessidade de falar . Já estou terminando. Um momentinho...

_ Repito , dei-lhe de tudo : amizade , carinho , pão, teto , ajudei-lhe a manejar novamente o cajado das ilusões. E como você me pagou ? Rejeitando tudo de dígno , de puro, de caráter , de hombridade , de sensibilidade que um homem pode ter. Rejeitou tudo isso Álvaro . Você sabe que só tinha uma coisa que eu não poderia lhe dar. E mesmo assim você me tomou , sem se importar , tomou impiedosamente . Sem nenhum receio . Friamente ...

_ Preciso explic...

_ Você roubou a noiva que eu idolatrava . A mulher que eu amava . A mulher que poderia me fazer feliz . A mulher que já era minha e não sua ....

_ Hoje já não lhe odeio mais . Sinto por você , uma imensa e reconfortante piedade . Piedade pela sua alma pequenina , pela sua pequenina inferioridade. Já lhe perdoei meu, infeliz , amigo .

_ Já lhe perdoei...

(by Kalena,2008)