A Irlandesa

"A nossa Pátria é onde

está o nosso povo! (Kalena)

Um povo se caracteriza pela perfeita identificação de seus costumes,

suas crenças, o caldo cultural resultante de sua história comum, os há bitos , sua forma de se comunicar e se organizar . A bela Dany Z sabia muito bem disso. Afinal ela completara o seu curso de Arqueologia em Oxford e estava ciente que o conjunto de tudo aquilo que ela já sabia e, ainda o caráter político ,junto, era o mix para se construir uma Nação. E a sua Nação era a Irlanda. Nasceu e cresceu em Dublin, e agora ás vésperas dela deixar o seu país , fazia-a sentir - se quase que uma desertora. Decidida, com forte personalidade ela sabia de tudo isso. Mulher inteligente. Meiga com um corpo bem feito, cabelos a la chanel, na cor castanho e o seu andar miúdo , mas rápido faziam-´na uma mulher bem interessante. Parecia um pintura . Nariz bem feito estilo romano, boca acentuada e olhos castanhos e brilhantes , davam a ela um certo quê de realeza.

__ Vai mesmo , minha filha?

__Sim papai. eu vou. Depois que Munch e eu terminamos o noivado nada mais me interessa aqui.

__ Sua mãe é contra a sua ida para a América . Afinal você é uma britânica.(Refeindo-se ao fato do país se encontrar no arquipélago das Ilhas Britânicas ) .Não vai se acostumar com o modo de vida americano . São duas culturas e bem diferentes, filha . Ela sorriu.

Dany deu às costas e saiu dizendo para o Rugel que pegasse suas malas e a levasse ao aeroporto. Despediu de todos , agarrou o seu diploma e sem olhar para trás entrou no carro ordenando : __ vamos Rugel senão perderemos o avião.

Na manhã seguinte já estava em Dallas, no Texas. A fazenda da família , riquissima, ficava logo alí numa cidade pequena , Grapevine. Perto de Dallas. Grapevine apesar de pequena era uma cidade pitoresca . Pegou um taxi e em 10 ou 20 minutos estava na bela casa da fazenda de Trusdel Zhanfard , seu pai, uma das mais ricas famílias da Europa . Nesse dia tomou um banho e foi jantar em Dallas . Escolleu o restaurante Fogo de Chão. Não estava a fim de comer apenas um junk food . Queria mesmo um belo jantar . Dany Z voltou para casa, por volta das 23 horas. Estava exaurida.

Queria dormir. Ao entrar tocou o telefone. Era seu primo Trill , de Praga dizendo que embarcaria para Grapevine, pois tinha um assunto importante para tratar com a prima. No dia seguinte ele e Jully estavam dando a notícia : ela recebera um cheque nominal de um milhão de Euros pela morte do tio. Ninguém sabia dessa morte até então. Mas o tio que a amava tanto deixou essa herança para Dany Z. Dany ficou surpresa , mas disse que aceitava ,sim ,o ´presente . Trill e Jully foram para o quarto de hóspedes pegar o cheque. Qual não foi o espanto dos dois ao não encontrar na maleta de jully os documentos. Ligações pra cá e pra lá , ficaram em desespero e nada de achar , nada de descobrir o que havia acontecido... Avisaram a polícia de Praga . Ficaram 2 dias só ao telefone , falando com os advogados , com a polícia , enfim até com os bancos. Não se conformavam... alguém deveria ter roubado. jully era meio distraída.

Como podia ele ter deixado que a irmã tomasse conta de algo tão valioso ? Afinal era um cheque no valor de um milhaõ de Euros. Mesmo uma pessoa rica, não desprezaria esse valor. Não era todo dia que a gente via um cheque tão alto. Dany Z pediu para ele nao ficar culpando a irmã. Afinal as coisas acontecem e nada podemos fazer. O jeito é avisar a polícia e tentar bloquear no Banco. Nesmo sendo nominal, sempre pode aparecer um engraçadinho e conseguir fazer misérias com o cheque. Trill ainda lembrou que em Miami fizeram uma conexão em Tampa para Dallas e chegaram a dormir . Desembarcaram no aeroporto Dallas Fort Worth International . Ah.... com certeza foi roubado.

***************

Jully várias vezes saiu de perto da maleta , para ir ao banheiro ou então dar umas voltinhas no corredor da nave para descansar as pernas. Cochilaram .Assim a desconfiança foi aumentando... Dany os acalmou ,pois se achasse o cheque não haveria problema , era nominal. Depois disso todos se conformaram e Trill e Jully voltaram para Praga , só que desta vez mais tranquilos . Voaram num belo Airbuss 330 e foram para o leste europeu, sem mesmo saber onde fariam escala . No meio da viagem Trill ligou para a prima dizendo que o caso estava encerrado, segundo a polícia; e quem sabe um dia ele apareceria ,já, que estava tudo encaminhado . Dany Z agradeceu e desejou uma boa viagem. Em seguida, Trill deu uma bela gargalhada . Jully perguntou : ela engoliu a história ? Ele disse ,sim ! __ E ela está calma ? Trill disse Sim... E de agora em diante seu nome será Dany Z, entendeu ??? Ela disse : Sim, vamos atrás de falsificar o nome... Já na aeronave,os dois se olharam, deram uma risadinha e pediram uísque para a comissária de bordo.

P.S Todos os lugares, cidades , restaurantes , aviões , países sao verdadeiros. Existem !!! Ficção ,só os nomes e a trama. E. T -A personagem Dany Z, também é real. Claro !!!