ORKUT E A DEMOCRACIA VIRTUAL DOS SENTIMENTOS

A nossa sociedade é cheia de antagonismos e contradições! Isso o sabe um sociólogo que fez doutorado na Sorbone quanto o sabe qualquer aposentado que joga milho para os pombos em uma praça pública. Mas, hoje podemos ouvir e ler isso vindo da própria sociedade. E não é a sociedade no sentido fictício tal como algum políticos dizem “a sociedade precisa discutir isso”. Não, não é neste sentido...

É no sentido literal da coisa. Basta você passear no Orkut e você verá (ou lerá) o que estou lhe dizendo! O Orkut se transformou, no Brasil, um imenso portal de ouvidoria popular. Você pode, literalmente “medir” o clamor público nas entrelinhas de cada comunidade que é criada e mantida ativa por centenas de usuários. São usuários das mais remotas cidades do país ou nas mais populosas cidades. Usuários pobres que acessam o portal de lanhouses ou usuários ricos que acessam de modernos notebooks. Todos podem ter voz no Orkut. Todos podem falar de tudo e de qualquer forma! O Orkut é o mais perfeito sistema democrático (virtual) que eu já vi!

E em uma verdadeira democracia a diversidade é uma constante. E o Orkut não é diversificado ele é a própria diversidade. Lá temos de tudo e para todos! E o mais importante! As pessoas não precisam ser coerentes! Elas podem mostrar suas contradições. Uma mesma pessoa pode participar de uma comunidade chamada “Eu quero um amor para vida toda” (mais de 4 milhões de usuários) que é uma comunidade romântica que acredita no casamento e participar de outra comunidade chamada “Bons de Pegada, prova de amor” que é da galera do ficar e transar.

Ao mesmo tempo em que 4 milhões querem um amor para toda a vida, apenas 45 mil acreditam no casamento. Mais pessoas acreditam no casamento gay (65 mil pessoas) do que no casamento heterossexual (45 mil). E destes somente 13 mil acreditam que o casamento é para vida toda...

Democracia é isso: diversidade. No mundo real as pessoas se escondem, mas no mundo virtual elas não tem problema em parecer contraditórias e contradizentes...rs