KUNG FU PANDA E O OPERAR DA FÉ

Os desenhos animados tem sido o que há de mais construtivo no cinema mundial nos últimos anos. De filmes como Residence Evil e Jogos Mortais à filmes como Rambo IV e Duro de Matar IV temos sido bombardeados de cenas e diálogos que em nada são construtivos. De fato, são depressivos e sadomasoquistas ao extremo...

Mas, os desenhos animados tem sido um bom lugar para adultos que ainda são afeitos a valores humanos e crescimento pessoal. Muitos desenhos animados, dirigidos ao público infantil, tem abordado valores humanos e crescimento pessoal com uma maestria infinitamente maior do que muitos filmes adultos. É o que podemos dizer do desenho Kung-Fu Panda que é um desenho a ser colocado em pauta quando a discussão esta ligada a palavra fé.

Um dos raros desenhos onde o crescimento pessoal é colocado como centro dos eventos sem heroísmos que tanto caracterizam o velho estilo yankee estigmatizado por John Wayne. Neste desenho animado o crescimento do personagem central (o urso Panda) não se dá pela sua consciência social, nem pela consideração pelos seus amigos, nem pela necessidade de salvar uma donzela em perigo e nem pela consideração por si mesmo. Esse crescimento se dá pela fé. Ele precisa crer, para poder ser...

O mesmo se pode dizer do Mestre Shifu (o bichinho que tem a missão de ensinar o Panda a ser o grande Dragão Guerreiro). Ele é um personagem que deseja controle e tendo controle em suas mãos ele passa a crer. Ele é como muitos de nós que só confiam em um desfecho positivo dos eventos quando possuem a sensação de controle (que é totalmente falsa).

Mestre Shifu é a representação perfeita da nossa mente racional que precisa de dados quantitativos para confiar e agir. Sem controle, sem poder. É assim que o homem racional pensa. Ele precisa ver para crer! É a figura concretizada por São Thomé! Esse homem é guiado pelo que vê e pelo que toca. Ele é totalmente materialista no sentido estreito da palavra. Ele só acredita no que vê e não pode ir além disso. Mestre Shifu não pode ir além dos seus olhos. Mas, a melhor definição da fé esta na Bíblia:

Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem. Hebreus 11

Ora tartaruga, personagem que representa como ninguém esta fé que esta além do olhar humano, sempre esta tranqüila e confia que a resposta as suas necessidades já foi dada pelo “destino”. O trabalho da tartaruga é justamente treinar Mestre Shifu para andar pela fé. Abandonar seu olhar materialista e adentrar no riquíssimo mundo do sobrenatural da fé que opera forças poderosíssimas. Vamos falar mais sobre isso...

Estou escrevendo um livro sobre o tema. Em breve vou deixar ele publicado aqui! Vai ser gratuito para baixar! Aguardem!