O Sacrifício

Tudo era confusão em Tebas. Tendo-se estabelecido a discórdia entre dois irmãos que governavam a cidade, um deles ,Etéocles, expulsou o outro, Polinice, a fim de de reinar sozinho. Mas o exilado reuniu ás pressas um exército e voltou, forçando a entrada em Tebas. Etéocles e os seus soldados saíram-lhe ao encontro , e travou-se entre os dois irmãos uma luta renhida , durante a qual ambos morreram. O Exército assaltante, vendo-se sem chefe, fugiu em debandada.

Tornou-se, então, rei, Creonte, tio dos dois contendores e, decretou fosse o corpo de Etéocles enterrado com grandes honras e um esplêndido funeral, mas que o cadáver do outro irmão permanecesse no campo, fora das muralhas da cidade, para ser devorado pelas aves carniceiras.

Deixar um corpo sem sepultura constituía a pior afronta , naqueles tempos do paganismo.

Então Antígone, irmã de Polinice, resolveu-se a ir enterrá-lo apesar de haver o rei Creonte afirmado que ,se alguém se atrevesse a honrar o cadáver seria encerrado numa sepultura cavada na rocha, onde morreria abandonado.

Antígone saiu às escondidas da cidade e, vendo a impossibilidade de transportar o cadáver, espalhou terra sobre ele , a fim de o honrar subtraindo-o à ignomínia de ficar insepulto e exposto à voracidade dos animais.

Chegou logo a notícia aos ouvidos do rei, que não tardou em mandar enterrar viva a moça, na sepultura da rocha. Qando a conduziam para se cumprir a terrível sentença , todos se enterneceram ao vê-la tão moça e tão linda . O próprio rei se arrependeu do que fizera e acabou por mandar libertá-la. Já era tarde , porém; quando os emissários do monarca abriram a sepultura , Antígone estava morta.