Nova Iorque é aqui mesmo?

Uma youtuber curitibana costumava sair às ruas para perguntar às pessoas sobre viagens e turismo, coisas engraçadas ou interessantes que os viajantes podiam contar sobre seus passeios ou negócios no Brasil ou no exterior, lugares inusitados que visitaram etc.

O irmão a ajudava com as câmeras e microfones, depois em casa editavam as entrevistas, que eram postadas no YouTube. Gravavam na rua porque um youtuber concorrente fazia o mesmo no aeroporto e outro na rodoviária.

Uma das perguntas que ela costumava fazer aos entrevistados era sobre o lugar mais distante de Curitiba que eles tinham visitado algum dia. Na última postagem que estive vendo um certo Fabiano respondeu que esse lugar era Nova Iorque, para onde costumava viajar uma ou duas vezes por ano. Tinha estado lá no final do ano passado.

Ela queria saber o motivo da viagem: se a passeio, compras, negócios, coisas assim.

Ele disse que tinha ido visitar a família, viagem que costumava fazer especialmente no Natal e Ano-Novo.

Ela então quis saber se os parentes próximos dele moravam todos lá.

Quase todos, ele morava em Curitiba e um irmão em São Paulo, cidades onde havia bons empregos.

Certo, mas mudando de assunto, ele já havia ido à Broadway, por exemplo, ver algum musical?

Nunca.

Conhecia Manhattan?

Não.

O Central Park?

Também não.

Já havia subido ao topo do Empire State Building?

Nem sabia que existia esse troço.

Já tinha visitado a Estátua da Liberdade?

Não, mas conhecia a da loja Havan de Curitiba, muito bonita.

Então, o que ele fazia quando visitava a cidade?

Ficava poucos dias pois tinha de voltar para o emprego em Curitiba. Então passava quase que o tempo todo com a família, de quem sentia muita saudade estando distante de casa. Também visitava alguns amigos, jogava futebol com eles, tomava cerveja, coisas assim.

Como a entrevista não estava rendendo muito interesse por conta das respostas do rapaz, então ela resolveu perguntar se ele tinha alguma companhia aérea preferida para viajar.

Não, porque ele sempre ia para Nova Iorque de ônibus, além do que nunca tinha entrado num avião.

De ônibus?! Nunca entrou num avião, como assim?! A moça que até ali havia ficado um tanto entediada com as respostas do rapaz agora estava bastante curiosa depois dessa resposta.

Ele: Pego um ônibus da Ouro e Prata de Curitiba para São Luis do Maranhão, já ouviu falar, não? São três dias de viagem. Chegando em São Luis pego outro ônibus para Nova Iorque e umas três horas depois estou chegando em casa.

Ela: Meu Deus! Eu pensando o tempo todo que você falava de Nova York, porque nunca ouvi falar que existia uma Nova Iorque no Maranhão.

Ele: Mas tem sim, só que não é tão grande quanto a outra, que os americanos são exagerados e os nordestinos são gente mais simples, sabe?

Ela: Sei, sim. E você sabia que por cerca de menos de 1/5 do tempo que você gasta para ir ao Maranhão de ônibus daria para você ir para os Estados Unidos de avião?

Ele: Saber não sabia, mas me diga: o que é que eu ia fazer lá? Não conheço ninguém, não falo inglês nem tenho dólares para gastar.

Ela: É, realmente...

Ele, que havia achado a moça bonitinha desde o início da entrevista: Se eu tivesse muito dinheiro, você iria para Nova York comigo?

Ela: Hum... quem sabe? Mas daí você teria de pagar passagem e estadia também para meu irmão. Esse aí que está gravando a entrevista. Você topava?

Nesse exato instante tive de parar de ver o vídeo porque estava embarcando para Palestina e precisei exibir no celular minha passagem digital no portão de embarque, ficando sem saber se e quando os três iriam viajar e por qual companhia aérea. Droga!

Ah, se interessar, do Terminal Rodoviário do Tietê (SP) para Palestina (SP) são 5 horas e 57 minutos de viagem (492,4km). Toparia conhecer Palestina?