Quando termina o treino...
1. Quando termina o treino, Jaqueline costuma tomar uma vitamina com leite na lanchonete na academia. Numa tarde, a lanchonete dispunha das seguintes frutas: abacate, mamão, banana, maça, morango e laranja. De quantas maneiras distintas Jaqueline pode pedir sua vitamina misturando exatamente duas dessas frutas.
- Jaqueline, eu não entendi? Quais frutas você quer na vitamina?
- Eu quero duas, mas eu gostaria de saber de quantas maneiras distintas a vitamina pode ser feita?
- Isso é alguma pegadinha?
- Como assim, Célia?
- Jaque, você não me informou quais frutas você quer.
- Não?
- Essa não. Eu acho que nós estamos presos em uma questão de álgebra.
- Que chato, mas você saberia dizer de quantas maneiras distintas a vitamina pode ser feita?
- Óbvio que não. Eu mal sei ler direito. Nessa pocilga de país, a maioria não sabe sequer contar direito dada a negligência com a educação. Eu faço um trabalho braçal, você pede uma vitamina, as frutas, eu faço e pronto. Você paga e vai embora!
- Credo. E agora?
- Acho que vamos ter que esperar até alguém resolver para nos libertarmos.
- Bom, pode ter uma vitamina enquanto isso?
- Ah, não vejo problema nisso.
- Certo, de quantas maneiras distintas a vitamina pode ser feita?
- Eu vou botar banana e mamão. Por favor, não me pergunte mais isso.