Agora Inês e. Morta

Agora Inês e Morta.

Inês de Castro, foi uma galega nobre denominada de Rainha póstuma de Portugal. Isso se deu 1355. Ela era amada de Pedro I sucessor ao trono de monarca português por ser filho do rei D. Afonso IV.

D.Afonso IV considerava esse relacionamento um escândalo que servia de fofoca entre os nobres e plebeus. Tentou resolver o problema casando Pedro I e não obteve sucesso. Eles se casaram secretamente e constituíram família nasceu Afonso, João, Dinis e Beatriz.

O casamento secreto de Pedro gerou uma trama movida pelo seu pai para assassinar Inês, em janeiro de 1355 foi consumada a sua morte.

A morte de Inês revoltou Pedro contra o pai e o conflito dura meses de intensa desarmonia até que Rainha D. Beatriz conseguiu intervir e fez selar a paz.

Inês nunca foi Rainha de Portugal, na verdade, sentou no trono e houve a cerimônia de posse com o ritual completo, inclusive com os súditos beijando a mão da falecida. Por isso é considerada a Rainha Morta.

No fim da solenidade, Pedro pergunta ao seu fiel servidor: O que faço agora?

Ele respeitosamente lhe diz: Agora Inês é morta.

Autor: Jonas Vasconcelos.

A tela descreve a tétrica imagem da cerimônia da coroação e do beija-mão à Rainha D. Inês, já morta que D. Pedro teria imposto à sua corte e que ficou no imaginário popular.

Agora Inês é Morta.

Espírito Rscritor
Enviado por Espírito Rscritor em 17/09/2021
Código do texto: T7344348
Classificação de conteúdo: seguro