LEMBRANÇAS ALEGRES DE TEREZA

   Revendo alguns papéis antigos me deparei com um caderno do tempo de colégio quando eu cursava o "Clássico" no bairro onde morava, tinha nessa época os meus 16 anos, o colégio ficava numa rua a duas quadras da minha. Nele encontrei umas anotações que despertaram a minha atenção e depois de longos anos isso ficou martelando em minha cabeça. A autora dessas anotações, de próprio punho, era Tereza, uma antiga companheira de classe, uma garota que nunca tive intenção de me interessar por ela, não que fosse feia, era até bonitinha, é que ela havia feito um voto de nunca mais namorar rapaz nenhum depois de uma decepção que passou, fato que ninguém conseguiu desvendar. Até que tentei, mas foi em vão.

   Corria o ano de 1966, eu era um rapaz meio tímido, confesso, tinha horas que eu "me soltava" quando encontrava uma oportunidade, mas não ia muito além. Antes de terminarmos o curso Clássico eu e Tereza fomos a uma sorveteria e lá ela rabiscou algumas palavras e pensamentos em meu caderno e eu, descuidado, não percebi. Dali cada um foi para sua casa, guardei o caderno na bolsa e como estava já no final do ano nos despedimos e desde então nunca mais a vi. Só vim perceber os escritos, pasmem, anos depois quando eu já estudava em outro colégio. Neles constava um número de telefone que ao ligar me disseram não conhecer essa pessoa. O tempo passou e praticamente esqueci Tereza.

   Agora manuseando esse caderno descobri que duas folhas estavam coladas, coisa que percebi nesse momento. Olhando atentamente vi que havia algo escrito lá dentro das duas folhas e isso me fez imaginar que algo estranho ali estava. E não deu outra, depois de um difícil trabalho para descolar as folhas li a sua mensagem, não completa devido ao desgaste do papel quando do processo de descolagem, nela Tereza dizia que se um dia tivesse de namorar um rapaz, esse seria eu. Senti que duas lágrimas rolaram pela minha face, sou sincero em afirmar, me comoveu bastante essa revelação depois de quase cinqüenta anos passados. Tinha até o seu endereço na mensagem, quase incompleto, mas deu para descobrir onde era. Como eu havia saído de um casamento fracassado fui até o endereço para ver se descobria alguma coisa a respeito dela. Chegando ao local fui informado que Tereza não mais residia ali, mas a pessoa da casa me forneceu um detalhe muito importante, isso depois de alguns minutos de conversa. Tereza se tornara freira e estava a serviço de Jesus em um convento situado numa cidade próxima e para lá me dirigi. Ela me recebeu com um largo sorriso e me pediu desculpa por não ter revelado esse desejo antes, agora, no entanto, não era mais possível, pois me disse que estava casada com Jesus.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 13/07/2020
Código do texto: T7004758
Classificação de conteúdo: seguro