A JURA FOI QUEBRADA.

QUEM FIZER UMA JURA, TERÁ QUE PAGAR.

Por Honorato Ribeiro.

Havia um fazendeiro que criava vacas leiterias e tinha uma casa onde moravam os vaqueiros. Nessa casa, havia um salão que armazenava sacos de algodão. Dois vaqueiros dormiam, um no quarto e o outro dormia sobre os sacos de algodão, e se sentia bem acomodado. Era ele que levantava de manhã cedo para tirar o leite das vacas. Depois que tirava o leite delas, ele levava-as para o campo para pastar. À tarde ele ia buscar as vacas para o curral. Mas, uma tarde ele vinha conduzindo as vacas, mas uma não queria entrar e sempre refugava da porteira do curral. E ele atrás dela, mas não conseguia colocá-la dentro do curral. Ele cansado e revoltado disse: No dia em que eu vier colocar esta vaca no curral, quero que o demônio do inferno leva-me com ele. Assim que ele fez esta jura, a vaca entrou no curral. O amigo dele ouviu e o reclamou: Olha, olha, este jura que você fez! E ele respondeu: Não levo mesmo. Que o diabo me leve pro inferno se eu colocar esta miserável no curral.

Foram dormir. No outro dia, como de costume, o vaqueiro levantou e foi tirar o leite. Depois soltou as vacas para pastar como sempre. À Tarde, ele foi buscar as vacas e a dita no meio. Ele tocando-as e todas entraram sem dificuldade nenhum. À noite todos foram, dormir. À meia noite o colega, que reclamou da jura que o vaqueiro tinha feito, ouviu a voz de alguém chamando o que tinha feito a jura, mas esta foi quebrada. E a voz dizia: Fulano – falava o nome dele – acorda. Vamos embora, pois você disse que se colocasse aquela vaca no curral, eu poderia vir lhe buscar. Vamos, acorde. O amigo dele estava escutando. Levantou devagar, nas pontas dos pés, mas não viu quem estava chamando. Ele olhou para os caibros do telhado e viu uma corda amarrada num caibro e o laço feito. O estranho disse. Você não quer acordar, pois eu lhe jogarei naquele laço. Quando o estranho pegou o vaqueiro e sacudiu-lhe, balançando-o para jogar no laço, o amigo deu um grito forte e o estranho errou, não acertou no laço e o vaqueiro caiu por cima dos sacos de algodão. Toda casa acordou com o grito e correram para lá e perguntaram: O que aconteceu!?

-Ele fez uma jura com o demônio, se ele levasse a vaca para o curral que o demônio poderia vir lhe buscar. E ele, demônio veio. Se não fosse eu que gritasse, todos iriam vê-lo dependurados, enforcados, naquela corda; e iriam pensar que ele teria suicidado. Olha a corda lá!

-Meu Deus, do céu! Disse todos. Olha quem vai brincar e dizer bobagem fazendo jura que não cumpre, olha o resultado. E o vaqueiro ficou pasmo de ver a corda e o corpo todo doído da queda que ele levou. Aprendeu que nem brincando poderá fazer jura, e se fizer terá que cumprir na íntegra. Esta história foi verídica e aconteceu mesmo. Só peço que quem lê esta minha história, quando fizer uma jura, cumpra, mesmo não sendo com santo, a promessa terá que pagar.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 08/10/2019
Código do texto: T6764382
Classificação de conteúdo: seguro