O barão e a feijoada.

Bahia, Ilhéus, 1738. O temido barão Belarmino dá um soco na mesa, a ponto de assustar a baronesa Cassandra e os filhos Elvira e Daniel. -"Que cheiro é esse????" A escrava Maria das Dores, de pé num canto da cozinha, tremeu de medo. -"Será que ele acha que estou cheirando mau??? " Daniel argumentou.-"Deve ser o guisado, papai!!! Está uma delícia!!!" O barão se levantou e foi até a janela. -"O cheiro vem lá de fora!!! Por Deus, é muito bom!!!" A baronesa se levantou da mesa. -"O que há na senzala pra comer, Das Dores?????" A escrava gaguejou. -" A...a Ditinha fez feijão preto, sinhá!!!!" O barão sorriu. -" Conheço feijão preto. Não é só feijão preto!!!!" A escrava completou... -" Ela misturou uns toucinho frito com paio que a sinhá deu a ela. Juntou couro e miúdos de porco , cozinhou tudo junto no feijão..." O barão pegou um prato na mesa. -" Por favor, vá lá e traga um pouco pra mim!!!!" A escrava fez reverência, pegou o prato e saiu da casa grande. Minutos depois ela retornou. O prato, saindo fumaça, foi posto a frente do barão. Daniel salivou. O moço sabia que Ditinha era ótima cozinheira. O barão raspou o prato. -" Senhora baronesa! Quero Ditinha cozinhando na casa grande. Providencie pra que ela faça esse prato todo domingo! " Ordenou o barão. A baronesa sorriu. Elvira e Daniel pediram licença e saíram da mesa. Em minutos estavam na senzala, perguntando a Ditinha se tinha sobrado feijoada????? (Marcos Dias Macedo)

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 25/08/2018
Código do texto: T6429618
Classificação de conteúdo: seguro