Troiano era o nome dele, morava de favor ali na chácara na zona rural, senhor muito acomodado, não gostava muito de trabalhar, o patrão não estava muito satisfeito com os serviços desse senhor, já estava pensando em demiti-lo e expulsar de sua propriedade já que se tratava de trabalhador inútil. Foi no mês de agosto de certo ano, ele foi lançado fora da propriedade deste patrão Sr. Fernando.
Pagou como indenização trabalhista um mínimo valor mais uma carroça e um cavalo de cela.
Se arrumou ali em uma favela, não precisou andar muito, era bem próximo da antiga moradia na chácara, usou a carroça e seu cavalo para transportar sua mudança, mudou-se para aquele barraco que os direitos foram adquiridos com um dinheirinho recebido pelos trabalhos prestado como caseiro na chácara.
Começou trabalhando por conta própria, com sua carroça e seu ligeiro cavalinho fazia pequenos serviços, conseguia ganhar alguns dinheirinhos, até muito mais que ganhava na chácara como caseiro. começou a gostar de dinheiro, se animou com o que ganhava todos os dias, dava mais conforto para sua filinha e sua esposa dona Matilde, até conseguiu ampliar o barraco, começou a progredir e guardar um dinheiro na caderneta de poupança parece que a vida deste senhor começa a melhorar.
 Sua esposa dona Matilde, dês de quando morava na chácara frequentava uma igreja evangélica, que ficava bem ali no meio da quadra, hoje senhor Troiana também acompanharia sua mulher até esta casa de fé.  As 19hs40 minutos seguiram os três, senhor Troiano, dona Matilde, e sua filinha de nome Sueli, chegaram ao salão de igreja se sentaram e aguardou esse culto começar.
Depois de muitas orações e louvores ali,  logo de início se apaixonou por essa celebração, parece que esse pastor fez instalar Jesus no coração deste senhor simplório, na hora das ofertas ficou emotivo com o discurso do pastor que dizia do dever de contribuir com o dízimo e oferta, se assim não for o espirito santo não faz milagres. ele sentiu no coração esta mensagem, pensou no sofrimento de Jesus na cruz e muitas outras situações de sofrimento, aprendeu que teria que ser humilde e doar tudo de si para a honra o nome de Jesus,  ficou emocionado com esse herói espiritual com história acontecida e relatado no livro da bíblia assim como dizia o pastor desta pequena igreja.  
Esse religioso que selebrava o culto esbravejava pulando, sapateando ameaçando todos que não seguisse aquela doutrina perversa fazia daquele púlpito um teatro dramático ou até cômico. A igreja se levantava dizendo glória, seu Troiano ficava ensandecido e gritava alto louvando Jesus. Mesmo assim   foi logo assumindo a participar desta seita e logo preencheu o cadastro assumindo ser membro desta igreja.     
O pastor durante esse culto pregou muito sobre doutrina desta crença religiosa, criticou muito os costumes do povo daquela cidade, dizia da necessidade de se batizar e  converter para cristo, proibia proeminente que os irmãos daquela igreja não deveria visitar as outras igrejas, que as mulheres não usasse degote, joelho descoberto de jeito nenhum, vestidos compridos não cortar os cabelos de forma nenhuma. Ele colocava as irmãs obreiras para que fiscalizassem o comportamento das outras.
Homossexualismo que ele mais detestava, usava do púlpito para pregar sobre a prática destas preferencia sexual das pessoas de sua igreja e outros que não participava de suas crenças, colocava outros jovens para seguir os irmãos jovens daquela crença se  caso tivesse tendência a estas práticas homo afetivo, Budim era escalado para estas fiscalizações, caso fosse flagrados nestes atos seriam excluídos destes grupos de jovens.
Um dia destes quando o culto estava todo animado eis que o pastor recebe uma ligação em pleno horário de oração, era um dos fiscais que ligavam inesperadamente, seria da parte das moças puritanas? Será dos caça aos afeminados?, Quem será a estas horas tão imprópria?
    - alô,... caramba irmão Budin, você novamente, não posso interromper o culto, você me ligou numa hora impróprio, diga logo e desligue esse celular.
- é importante pastor, você precisa saber dessa nova, sobre o irmão Juquinha.
- sim diga logo o que tem ele? Vamos desembuchar logo, a igreja tá cheia e ontem foi o dia do pagamento, parece que vai dar uma ótima arrecadação de dízimo.
- então? o pastor me escalou para fiscalizar o comportamento dos rapazes do grupo jovem, se percebesse alguma atitude que escandalizasse a igreja... E se tem algum irmão afeminado na igreja, já que o pastor disse que não tolera homossexual como membro da igreja eu venho te trazer uma notícia.
- conta logo.
- sabe o Juquinha, aquele que começou por aqui a mais ou menos uns dez anos... Então... Ele mesmo eu peguei no fragrante... Agora eu não tenho nenhuma dúvida, o irmão é mesmo.
- não me diga isso... É verdade mesmo?
- é verdade!... Flagrei os dois dentro do velho banheiro, aqui na praça da vila, estão fazendo sexo homo, sabe o que eu quero dizer né pastor?...
- quem é que está com ele nesta relação aí agora?
- o Betão... O Betão que mora lá na esquina, lembra não pastor?... Aí perto da igreja... Aquele dono do centro espirita.
- puta que pariu nosso irmãozinho de viadagem com um chefe de terreiro, onde vai parar nossa reputação.
- e Betão tá levando vantagem, Juquinha é passível, Betão tá mandando ver no nosso irmãozinho Juquinha.
- nossa!!!... Eu que pensava que ele estava se convertendo quando vinha no grupo jovem, agora me lembro, ele sentava bem junto ao nosso irmão Juquinha, então era isso... e como você descobriu?
- Fui usar apesar de estar abandonado, foi aí flagrei, só que ele não me viu, saí de mansinho, Betão estava tão compenetrado que nem percebeu ninguém na presença.
- tá bom, pode vir para cá, faz de conta que você não viu nada, depois vou acertar as contas com ele.
Budin auxiliava o pastor nestas tarefas, fiscalizava o comportamento das irmãs e irmãos, moça de vestido curto nem pensar, essa igreja caminha sobre uma doutrina ferrenha, esse pastor de nome Justino era um guardião das leis e bons costumes, tinha os olhos de águia, nada passava despercebido, dia deste ele expulsou duas moças frequentadora dos cultos, achou que as mesmas seriam lésbicas, mas ele foi injusto, não se tratava disso, eram apenas amigas que trabalhavam numa fábrica ali perto, foi uma maldade muito grande que ele fez com as moças.
Juquinha será mais difícil expulsar da igreja, pai advogado, pessoa de grandes posses Juquinha sempre colaborou com  uma  quantia pomposa em oferta e pagava um dízimo em alto custo, manda-lo embora seria um prejuízo considerado, e agora o que fazer? Abafa o caso? Ou exclui Juquinha por devido suas preferências sexuais, mas o que mais doía no pastor é que seu fiel é namorado do Betão em uma relação homo afetivo.
O pastor Justino estava muito abatido sempre pregou a boa moral e bons costumes desta vez tudo que criticava recaiu sobre ele, agora já se sabe de outra bomba que veio cair sobre sua cabeça, sobre a filha adolescente deste pastor começou namorar Betão o chefe do terreiro e parceiro do membro da igreja de nome Juquinha em relações homo afetivo.
Senhor Troiano passou a gostar daquela crença, se interessou pelas leituras da bíblia, fez vários curso bíblico apesar de sua baixa escolaridade, agora já estava quase confirmado, Troiano só faltava terminar o curso de teologia e em breve seria o pastor daquela igreja que tanto seguia repleto de fervor, aquela ramificação de igrejas abriram muitas filiais pelo interior, pastor Troiano passa a ser o segundo pastor, chamado como bispo, na oligarquia, administrou várias igrejas deste ministério, se tornou rico e milionário com comércio de crença, primeiramente comprou a chácara á qual ele viveu á alguns tempos, comprou fazendas de gado leiteiro, aviões, frota de carros mais caros do planeta, redes de televisão, Bispo Troiano percebeu o quanto é fácil se tornar milionário com o poder da fé.
Dona Matilde mulher de muita fé, mas percebia que seu esposo andava um pouco distante de suas obrigações religiosa, perguntou para seu esposo o porquê daquele afastamento dos momentos de orações:
Disse o Bispo Troiano com muita convicção – Não creio em mais nada, para mim isso se tornou um comercio, vejo tudo como negócios, não tenho mais tempo para estas particularidades com o deus. Se eu não administrar essa grande fortuna estes ladrões disfarçados em pastor que trabalha para mim me furtaram todo o meu dinheiro.
- sinto muito em te dizer a verdade, mas dês de quando o pastor Justino entregou a obra destas igrejas você se transtornou, virou a cabeça pelo dinheiro que entra em caixa para igreja, você ficou milionário com esse dinheirinho extraído do suor dos coitados que aqui vem e lhe prestar confiança, tiram tudo deles entregam para a igreja pensando estaria comprando um lugar no céu. ( Matilde disse isso lamentando pelas mudanças do marido )
- Não me venhas com essas conversas me exigindo fé nestas coisas, eu já perdi a fé em tudo, agora me tornei um ateu, se falo algo sobre religião, estou apenas jogando palavras ao vento, cheguei a conclusão que não existe nada disso que pregamos, eu faço isso, mas não creio, só creio no dinheiro que esses irmãos nos dão através dos dízimos e ofertas e as lavagens de dinheiros ilegal, não se preocupe comigo, eu estou bem.
- estive pensando, estou decepcionada com você meu marido Bispo Troiano, estive pensando muito bem, vou me separar de você.
Matilde se separou do Bispo Troiano, dentro de poucos dias o império desta igreja foi desmoronando, Matilde entregou o marido para a polícia.
Hoje bispo Troiano se encontra em um presídio cumprindo pena por lavagem de dinheiro, estelionatário e sonegação de imposto.  Já se passaram mais de uma década, já cumpriu pena e agora está de regresso, Troianos voltou para estaca zero, terá que começar a vida tudo novamente, quando chegou a casa da chácara, única das posses que sobraram, ainda perceberam a carroça e seu cavalinho.
Antherport/18/5/18
  
       
 
 
 
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 18/05/2018
Reeditado em 22/06/2018
Código do texto: T6340265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.