Saiu do buraco

Nasceram numa panela. As paredes eram serras. No alto passava lua turca todas as noites. A cheia nunca vinha.

Os meninos conversavam de noite, a lua escutava.

- Vou sumir daqui um dia. Vou fugir com o circo.

- Circo?

- Eles rodam o mundo. Quero sair deste buraco.

A lua piscava.

- Eu nunca vou sair daqui, dizia o magrinho. Preciso do colo da minha mãe.

Os homens sustentavam famílias com carvão e minério de ferro. Abriam mais buracos no buraco. Não bastasse o ouro, que tinha escapado.

- Eu vou sair só quando ficar rico, caçando ouro, sussurrou o mais tímido.

- E onde ainda tem ouro por aqui?

- Por todo lado, tem é que cavar mais.

O outro, que ainda não tinha falado, apontou pra lua.

- Ainda bem que a lua daqui é turca, uma risca de unha, dá pra laçar. Vou sair daqui depois que laçar e montar no gancho da lua. Lá de cima, passo de sol a sol, de estrela a estrela. Vocês nunca mais vão me ver, mas eu vou ver o mundo lá de cima.

A Lua assentiu, balançou a cabeça, os brincos tintilaram.

Aquele menino teimoso saiu do buraco e teve sucesso. Pergunte à Lua.

William Santiago
Enviado por William Santiago em 15/12/2017
Reeditado em 14/06/2018
Código do texto: T6199611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.