UMA PROSA IMPORTANTE. Sobres o exame de próstata.

Hoje o pessoal da saúde apareceu por aqui com uma conversinha que eu não gostei mesmo, aquelas moças vestidas toda de branco com suas maletinhas nas mãos, com... – como é o nome daquilo mesmo amigo Chicão?
- Estetoscópio, disse Chicão certo do que estava falando.
É isso aí mesmo... Em volta do pescoço, falava que é para ouvir as batidas do coração. Olha amigo, eu não gosto destas coisas não... Este pessoal da saúde vai logo escarafunchando, perguntando certas coisas que eu não gosto mesmo de falar, não falo nem pra minha mulher, rastreia a vida da gente diz que é pra vê se a gente tem alguma doença, acho que é só para encontrar o que não perdeu, e diz que vai fazer umas consulta meio esquisita numa tal de próstata que fica bem aqui á baixo do umbigo por dentro na saída da urina... Quase agarrado com a bexiga, nem sabia que eu tinha isso.
- Então Jão... Eu até estava pra te falar deste exame da próstata, olha amigo Jão, vou te dizer... Todos nós homens precisa fazer este exame, diz que ali nesta próstata pode existir câncer, o tal tumor desenvolve devagarzinho que você nem percebe, daí a pouco tempo você começa a ter dificuldade para urinar, até começa a urinar sangue, se o cabra descobrir no início até consegue se curar, se você não der importância, pensando que é qualquer doencinha simples, você acaba aí dentro de um caixão, morre mesmo, este tumor começa ali na tal de próstata e vai criando raiz em todo corpo, aí ó!... Babau... Você vai deixar a esposinha viuvinha da silva, aí tu vai comer a grama pela raiz lá no cemitério. Fique atento amigo, minha filha é enfermeira de formação, estudou na capital... Ela me explicou tudo, não sou bobo não amigo Jão, aprendi tudo com minha filha, a coisa é séria, você tem mesmo que fazer este exame meu compadre, se não a coisa complica.
- Não gosto destes exames, vai querer me cortar e depois me costurar, eu tenho medo disso, não gosto de sangue, ainda mais, sangue do meu corpo... quero não.
- Escuta aqui Jão, de início o médico não vai lhe cortar nada.
- Então como é que ele vai tocar nesta tal de próstata, se não vai cortar?
- De inicio Você não vai derramar nenhuma gota de sangue, disse seu amigo Chicão tentando orientar seu amigo. – Olhe... Até que é mesmo desconfortável esse exame, mais não tem outra maneira de prever está doença, é só uns minutinhos, se você é mesmo um cabra sabido, esperto vá logo fazer o tal exame sô.
- Ara sô... É de veras que sou mesmo um caboclo supimpa e vou logo agendar esta consulta, sê é mesmo como amigo Chicão tá falando, quem sou eu pra dizer não, estou indo pra lá.
-Boa sorte amigo 
- Até amanhã cabra macho.

Antonio Herrero Portilho/03/4/17


 
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 03/04/2017
Reeditado em 08/11/2017
Código do texto: T5960481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.