DA DELINGUENCIA, À GLÓRIA TRIUNFAL.

Ele se chamava José Belizário Oliveira, Oliveira por parte de mãe, mas apelidado por Bilio; Filho de Jeovaldo Belizário Costa.
Bilio; um menininho raquítico, não foi bem alimentado quando pequeno na época de mais necessidade para o desenvolvimento deste individuo. Nascido em berço pobre, mãe abandonada pelo marido; este homem ainda jovem, mas já casado, pessoa sem responsabilidade, só vivia na marginalidade, envolvido com caso polícial, esse foi o pai de Bilio. Mãe dona Laurinda Oliveira Santos, sempre batalhando para trazer a comidinha para casa passava a maior dificuldade trabalhando com diarista, ás vezes quase faltava a comida na mesa.
Nem por isto pode se julgar a delinquência devida á pobreza. Bilio dês de pequeno já se iniciará com este hábito de subtrair objetos que a outro pertencia. Uma ocasião quando já estava lá pelos sete aninho em passeio com sua mãe á casa de uma amiga, Bilio vendo que este outro amiguinho possuía uma variedade de brinquedos, de todos os modelos, logo encheu os olhos de tanta cobiça, quando sua mamãe terminou a visita, já ia lá pelo portão de saída, Bilio não suportando a tentação, foi logo escondendo um pequeno caminhãozinho daquele amiguinho debaixo da camisa, levou o para casa, sua mãe não notou, agora parece que este menininho raquítico começa a iniciar aos pequenos furtos, sua mamãe era muito honesta, não admitia esta atitude de seu filho caso a percebesse ele com certeza sofreria punição severa, ele agora parece assumir a personalidade de seu pai; no momento desaparecido. O pai de Bilio, um assaltante muito conhecida na região em que eles moravam, até já traficou, mas não era viciado, no momento este pai não está presente, já uns doses anos, depois que foi fazer uma viaje não voltou mais, dizem seus antigos amigos que ele ainda está vivo trancafiado em alguma cadeia por ai.
Um dia deste Bilio invadiu as divisas de uma plantação de frutas, seu Carlos plantava em seu quintal alguns dez pés de jabuticaba, laranja e mamão etc. Agora bem amadurecidas e convidativas, conseguiu uma grande quantia de frutas, colhia e jogava do outro lado do muro de maneira que já caia no mato ali do lado, depois de tudo feito Bilio ainda com a camisa amarrada pela cintura cheia de jabuticaba deliciosa, foi a sua casa pegou seu carrinho de mão voltou até o mato onde havia escondido estes produtos de furtos, carregou todos em seu carrinho de brinquedo levou até a esquina e debaixo de uma árvore, expos, ofereceu a venda e arrecadaram alguns gordos dinheirinhos, com esta idade nova ele furtava com categoria e vendia como um bom negociante.
Bilio sentia prazer em cometer estes pequenos delitos, uma qualidade que este menino já possuía, era inteligente e muito dedicado ás aulas, na escola, um dos melhores da classe, eu acho que ele pretendia ser um grande magnata, mega-estelionatario.
Cresceu sempre cometendo seus pequenos furtos, assim como material escolar dos amigos de classe, tênis novinhos que achava muito exposto, celulares, relógios de pequenos valores e uma infinidade de objetos fúteis e sempre comercializava com facilidade. Uma ocasião quando já estava mais crescidinho afanou uma bolsa de uma senhora que estava com o veículo parado em um estacionamento, desta vez foi um roubo mais lucrativo, dentro desta bolsa uma boa quantidade em dólar, mais algumas joias muito preciosas, aquela senhora estava voltando de um depósito em penhora, estas joias veio do cofre em um banco, desta vez ele deu sorte, conseguiu um bom dinheirinho.
Alguém gritou pego ladrão, ai foi uma correria, o pequeno larápio corria como um torpedo procurando um lugar para se esconder, enquanto uma turma de populares também estava em sua cola atrás dele quase alcançando, mas a sorte de Bilio não o abandonou, em uma boca de lobo que escoava as águas pluviais, Bilio conseguiu passar por aquele buraco apertado tendo acesso ás galerias de esgoto, por algumas horas conviveu com os ratos e baratas e toda espécie de animais peçonhentos, onde passava toda a sujeira da cidade, a sorte dele é que nestes dias havia chovido, e o mau cheiro estava a menos, as águas das chuvas havia lavado bem este canal de sujeiras, conseguiu suportar este incomodo por mais ou menos umas duas horas,  pelo valor que estava em jogo deste assalto certeza que valeu á pena.  
Este pequeno larápio um dia se cansou desta lida de roubar, e procurou levar mais á sério sua vida, estudando com atenção, ultrapassando os obstáculos, passando de anos, cursando vestibulares e conseguindo boas posições em notas em quase todas as matérias, ele tinha este lado bom, só lhe faltava deixar estas delinquências e apostar mais em sua capacidade intelectual.  
Estudou sempre em escola pública, pois nunca conseguiu pagar uma escola particular, explorou este seu potencial, mas, sempre com este costume horrível.
Quando Bilio chegou á os dezoito anos, ingressou no mercado de trabalho, arrumou um emprego em uma grande empresa, começou a trabalhar como almoxarife, ele possuía muita capacidade de liderança, tinha argumentos e persuasões, logo foi promovido e assim continuou trabalhando e estudando. Parece que agora ele deixaria a vida de pequenos furtos, só tinha tempo para trabalhar, cumprir horário e ansioso para terminar sua faculdade, logo seria doutor advogado, em breve,  só faltava ser aprovado no exame da OAB e a vida de Bilio ficará para trás.
Agora Doutor Belizário. Tinha tudo para continuar na marginalidade e se tornar uma chave de cadeia, mas tudo contribuiu para o bem na vida desta criatura, na verdade ele nasceu para vencer, o universo auxiliado pela sua própria inteligência  conspiraram em favor dele, hoje leva uma vida confortável, quanto os seus velhos hábito ainda permanecerá bem guardado e adormecidos lá nas profundeza de seu ser individuo, a qualquer momento  poderá vir à tona e começar repetir tudo aquilo que quando criança povoava sua mente astuciosa com desejo de possuir apoderando se dos valores alheios; é estes seus pequenos delitos,  mas agora com mais sofisticação envolvendo quantias mais valorosa. Doutor Belizário, pessoa bem afeiçoado, convivia frequentemente com a alta sociedade, se tornou uma pessoa muito bem quisto por todos destas populações onde morava.
Devido seu conhecimento, e carisma logo foi bem visto pela classe política, daí o interesse dos partidos políticos para que doutor Belizário filiasse a uma legenda e até disputasse uma vaga no legislativo daquele estado.
Dois anos antecipando o pleito, já se ouviam repetidamente o nome de Doutor Belizário, candidato a Deputado Federal inscrito em um partido político de esquerda de cores predominada pelo vermelho, á partir de agora só se falavam no nome dele para deputado Federal, este partido político que investiu neste candidato se encarregou de propagar o nome dele, veiculando a todos os órgãos de comunicação.
Foram quatro anos de muito trabalho em favor da população, se tornou uma autoridade nos ministérios, chegou a um posto assim como um ministro da justiça, a vida de Doutor Belizário ao passo de oito anos triplicou sua popularidade, em qualquer lugar deste país todos sabiam de quem se tratava esta pessoa, agora nestas próximas eleições, logo mais á alguns meses ele está pensando mais alto, está se preparando para candidatar para senador.
Vivia em uma cidade do interior de seu país, agora no momento mora na capital federal, juntamente com sua mãe e sua irmã só por parte materna filha de uma segunda união. Dr. Belizário ainda conservava as características humilde, não ostentava, gostava de estar sempre junto com o povo, assim ele morava com sua irmã e mãe.
O pai deste Deputado, quando saiu de casa não voltou mais, Jeovaldo Belizário, sua mãe que tanto sofreu para tratar destas duas criaturas; a menina veio bem depois, agora já quase mocinha. Um dia destes bem de manhãzinha esta irmã do Dr. Belizário quando ia sair ao portão, já na hora de ir para a escola, por curiosidade foi verificar a caixa de correio, muitos papéis de propaganda de supermercado, bijuterias, jornaizinhos de publicidade gratuita, entre eles um anúncio de um culto religioso, se tratava de um pastor que estabelecia com sua igreja em uma vila lá bem distante até afastada deste centro urbano, a menina se interessou por aquele anúncio e guardou no meio de seus materiais escolares, para mais tarde ler com mais atenção.  Quando foi lá pelo meio do dia chega de volta da escola, era uma sexta feira, quando se descansou da jornada escolar, dirigiu-se até a sua mãe, dona Laurinda e foi logo mostrando o panfleto de propaganda, se tratava do pastor Jeová, se dizia um pregador de muita sabedoria, a igreja que ele comandava sempre superlotada, muito fiel os procurava e o conhecia devido seu carisma e até muito sincero, parecia não se envolver com nenhum fato desonesto, pastor Jeová era como poucos, sempre  dedicado ás tarefas desta sua igreja.
Dona Laurinda quando deu com os olhos na foto deste religioso estampada no panfleto, logo veio em mente quem poderia ser este senhor, Será que ela esqueceria a fisionomia do pai de seu filho? Logo ela obteve a certeza, aquele pastor serei o pai do Dr. Belizário, disso ela teve certeza, mas não disse nada para ninguém, ficou como não tivesse acontecido. A menina guardou o panfleto para mais tarde pedir a sua mãe para levasse a esta igreja deste famoso pastor Jeová, despertou interesse pelas pregações deste recém-chegado de outro estado e agora está ministrando seus cultos aqui próximos a esta grande cidade.
Chegando a hora deste sábado, dona Laurinda pediu ao filho Dr. Belizário que levasse até este endereço e assim foi feito, a menina e sua mãe ocuparam o carro de Belizário ai foram todos ao culto cito a uns vinte km dali onde morava, era um vilarejo um pouco distante, dona Laurinda ia mesmo só para ver de perto este pastor Jeová, se conferia realmente com suas indagações e assim pegaram a estrada rumo a tal igreja, chegando a esta cidade foram procurar o endereço, cidade pequena se torna muito fácil encontrar qualquer estabelecimento.  Pronto! Dr. Belizário parou o carro de frente a tal igreja; estava toda iluminada, de fora já dava para enxergar o púlpito todo arrumado com uma bíblia aberta em uma das leituras do dia. Esta rua terminava em um aterro de uma Rodovia que passava por ali, fazia uma curva quase com noventa graus, era  alto este a aterro, mais ou menos uns doze metros de altura, as casas ficavam lá em baixo, além da igreja do pastor Jeová, também existia alguns outros comércio ali do lado, até uma boate fazia vizinhança com a igreja esta, entraram e se acomodaram, tudo para satisfazer o gosto da menina e para a curiosidade, de dona Laurinda, mãe do Dr. Belizário, o salão já estava quase lotado, pessoal aguardando a hora desta celebração.
Ali do lado, muita movimentação, já há alguns poucos minuto da boate ter abrido as portas, logo estava repleto de festeiro ocupando estes recintos de diversão,  enquanto a igreja já estava em plena louvação, pastor Jeová pregava a palavra de Cristo, com Muita veemência, exigia daqueles irmãos na fé que os obedecessem a palavra escrita na bíblia, e que Deus faria milagres na vida de quem batizasse nas águas assim com João Batista primo de Jesus Cristo.  
Der repente do lado de fora houve um grande barulho, muito corre corre, polícia e todos os órgão de salvamento, foi ali bem vizinho da igreja em que neste momento estava dona Laurinda acompanhada de seu filho Dr. Belizário, foi um acidente de grandes proporções, muitos mortos até agora no que se conta, umas quarenta pessoas, todas estavam divertindo nesta boate, bem ali vizinho do Pastor Jeová.
Logo a imprensa local estava presente para relatar os fatos, reportando esta grande tragédia, as reportagens dizia que um caminhão desgovernado na pista ali perto, não conseguiu completar a curva e veio cair do aterro, fazendo piruetas até atingir esta casa de diversão e até outras moradias que existia por ali, a boate foi perca total, além de esmagar dezenas de pessoas que divertia ali neste fim de semana, muitos acidentados; carnificina, uma senhora que estava ali nas proximidades deste templo dizia ter assistido tudo e assim relatou a reportagem: - Foi um milagre, foi um milagre sim o caminhão não cair em cima do telhado da igreja, eu vi tudo, coisa terrível – Dizia a senhora chorando e aclamando a Deus dizendo que por muito pouco o veículo acertaria a igreja, mas as mãos de Deus os livraram deste acontecimento e dizia que por justiça de Deus acertou esta casa de perdição, ambiente de Satanás.
Depois deste culto, dona Laurinda procurou o pastor para lhe refrescar a memória, e perguntar se ele não se lembraria dela, dizia ser Laurinda sua esposa separada a tantos anos, apresentou sua filha e seu filho que naquela época era apelidado de Bilio, apelido este que ele mesmo o colocou, se cumprimentaram. O pastor agradeceu a visita e acatou as palavras de sua eis esposa que a tantos anos já passaram, abraçou seu filho Belizário, ficaram longas horas conversando, falou de suas horas difícil já acontecida e agora agradece a Deus pela conversão e se diz livres de todos os pecados, agora com outra companheira, que se diz sua mulher, ambos batizados nas águas deixando para trás toda aquela vida de iniquidade, agora confirmado homem de Deus verdadeiramente. Agora dona Laurinda se sente aliviada, tirou das costas um grande peso que lhe incomodava muito, Dr. Belizário foi reconhecido como filho do pastor enquanto presenciou de perto um milagre, a igreja foi salva de um grande acidente; assim dizia os irmãos: - Quando Deus quer, Deus opera milagres.
Antônio Herrero Portilho/31/01/2016. 07h10min horas.     
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 31/01/2016
Reeditado em 03/11/2016
Código do texto: T5529534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.