images%2B%25281%2529.jpg
 
                 SENHOR JONAS, Um grande coração, do tamanho de suas ricas posses. 

Só faltava atravessar aquele trecho de estrada de cascalho e chão batido; pequenas ruelas daquele lugarejo no interior. Depois pegar a rodovia que me levaria até a travessia do rio, pretendia chegar até uma pequena fazenda recentemente adquirida, ficava do outro lado deste meu lugar preferido; meu recanto, propriedade para veraneios e própria para descanso semanal, onde eu possuia minhas empresas, de navegações e muitas outra posse entre colônia de veraneio, chalés, hotéis, motéis até luxuosos condominio. 
Fiquei furioso com uma cena que assisti bem quando já estava deixando para trás esta pequena cidade, parei a minha camioneta às margens desta rua e pus-me a observar este acontecimento horrível, ato que eu não gosto nem de pensar; isto em que se tratava de maus tratos a animais, eu não  suportei a ver aquela cena terrorosa; um sujeito surrando um cavalo para que o mesmo arrastasse uma pesada carga em uma carroça, o pobre animal já estava em último estagio de estafa, não suportei assistir aquela estupidez e fui logo tomando providências.
Havia parado no estacionamento um pouco adiante do tal carroceiro e fiquei aguardando quando chegasse até a onde eu estava, quando passava por mim fui logo pedindo que o mesmo parasse e me ouvisse.
 
                  _ Por favor, o senhor por obséquio pode parar a carroça ai na margem desta rua, quero falar com você.
                 O senhor obedeceu e foi logo me atendendo, e assim o fez.
                 _ Quero comprar este seu cavalo, fale o preço e pagarei.
            _ Doutor este animal não está a venda, é meu ganha pão, apesar dele está assim tão emagrecido, e um pouco machucado é muito forçudo, consegue carregar bastante peso, não posso vender, pois me custaria muito caro, ninguém me pagaria por ele, então sendo assim, deixe eu com meu cavalo de cargas.
 
           Depois que olhei por todo, verifiquei que o mesmo estava em condições precária e foi ai que insisti mais nesta minha compra, percebi que os ferimentos até sangrava devido o espancamento, fiquei penalizado ao perceber estes maus tratos, perguntei novamente oferecendo uma boa quantia em dinheiro somente para tirar este animal deste sofrimento, persisti nesta proposta, ai ele se rendeu à as minhas propostas e foi logo desatando o cavalinho deste carrinho para carregamento e foi logo dizendo:
 
            _ Só estou me dispondo deste animal porque o senhor me ofereceu esta quantia, bom preço, dá para comprar dois deste mesmo cavalo.
 
              Amarrei o animal ali onde pode encontrar este palanque e de imediato fui logo contatando um veterinário dos que já trabalhavam nas minhas fazendas para que viesse cuidar destes ferimentos monstruosos neste animal. O senhor carroceiro que a poucos minutos era o proprietário, recebeu o dinheiro e já ia se retirando quando pedi para que o aguardasse mais um pouco enquanto sentado na mesa do bar já estava consumindo algumas doses de bebidas, acionei a polícia e o denuncie como maus tratos á animais, a polícia chegou e conferiu os acontecimentos lavrou a ocorrência e rapidamente recolheu o senhor autor destes crimes a este animal.
 
images.jpgO meu empregado veterinário chegou e logo foi consultar o cavalinho e logo me passou um relato sobre as condições deste animal.
_Muito cansado, desnutrido, muita sede apesar destes ferimentos graves por golpes de madeiras, acúmulo de parasitas; carrapatos, há urgência em alimentar-se, este animal poderá até cair ai e não levantar mais, caso queira o salva-lo terá que agir rapidamente, terá que começarmos agora.
_ Então pode começar, chame nosso reboque e levaremos para esta nossa chácara mais próxima, quando houver algumas melhoras vamos solta-lo em nosso pasto lá na fazenda, este cavalinho nunca mais será judiado por qualquer que seja.   Agora vá até a loja agropecuária traga toda a ração necessária para que o alimente a vontade e de imediato, águas para que o beba, se vê que ele está quase desfalecendo de sede, cuide deste cavalinho, dê a ele tudo que precisar, eu estou indo lá pra fazenda modelo; aquela mais nova aquisição, daqui á uns vinte dias procurarei para saber como está, se já melhorou destes males. Até mais vê.
                    _ Boa viagem patrão, vá com cuidado...
                    _ Obrigado.
 
                  Há certas atitudes destes humanos que eu não aprovo, fico triste, me revolto e até compro qualquer briga, não suporto estes maus tratos á animais, atos de bater em crianças, desacato prejudicar, tirar dinheiro de velhos em atos de charlatanismo, abuso da fé popular; sou muito emotivo, apesar de possuir estas minhas riquezas, propriedades milionárias. Este acontecimento de agora á pouco me fez descer lágrimas, chorei em segredo presenciando as dores deste agora meu protegido cavalinho.
 
              Logo adiante peguei a rodovia que me levará ao meu porto, minha propriedade particular, passarei para dar uma ordem de serviço a  meu contabilista, me atrasei um pouco, chegarei a tardinha, quase escurecendo, agora só embarcar nesta minha barca  faremos um levantamento destas minhas novas posses nesta fazenda de plantação de frutas tipo exportação; meu novo refúgio; meu xodó, á uns oitenta Km depois de atravessar o rio, logo bem próximo as margens desta rodovia que termina em meu porto, lá nesta fazenda os peões já estão reunido aguardando esta reunião já marcada comigo seu novo patrão.
 
 
Antônio Herrero Portilho.
12-01-2016/ horas-06:45. 
www.herreroantonio16.blogspot.com.br               
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 12/01/2016
Reeditado em 05/01/2018
Código do texto: T5508602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.