A POLÍTICA DO DIABO.
Lá pelos altos do Planalto Central ele sobrevoava, estava procurando um auxiliar, ou quer dizer, um que poderia ouvir e servir como companheiro ouvinte; um que o ajude por estas suas andanças, e lhe trate como chefe ou chefinho, está difícil encontrar aqui neste mundo quem possa preencher estes requisitos, mas, porem  insiste nesta procura.
Quando  chegou aos vales do arrebol atrás das montanhas  eis que agora avistava um vivente que poderia o servir... Aquele sujeitinho resmunguento, neste momento estava cavando um buraco para plantar um pé de bananeira nas terras desta fazenda em ele morava.
Este rapaz mau humorado só vivia reclamando da vida e blasfemava a Deus, xingava por ter nascido em uma barriga de uma mãe pobre, mas porem sempre orando e nunca deixava de marcar presença nas igreja em rezas, ele queria por que queria ser uma pessoa rica e milionária assim como estes políticos que se enriquece tanto rápido, e até pedia a Deus esta riqueza, ele almejava e com um choro engasgado, soluçava e  dizia:
- Qualquer dia destes largo tudo isso aqui e vou-me embora deste lugar em praguejado... Nem que for preciso vender a alma pro Diabo, não nasci para ser pobre a vida toda.
Por coincidência ou não lá estava o maligno bem ali por perto nas espreitas, aliás, ele está sempre por perto mesmo! Esperando uma oportunidade de arrumar um verdadeiro companheiro, o Diabo gosta muito de ouvir o nome dele na boca destes cristãos, quando se pronuncia Diabos, Diabos ai ele vem logo atender e assim aconteceu, uma voz que brotava do meio de um arbusto assim retrucou.
- Ops. Que você disse mesmo?... Eu comprar almas? Que conversa é essa meu rapagão? Fique você sabendo que eu não comercializo almas, você está mal informado.
Achava e dizia com toda a certeza que aquilo se tratava de alguma brincadeira de um amigo.
- Ah deixa de brincadeira Juca, eu sei que é você que tá ai escondido dentro desta moita, sai já dai seu brincalhão.
A voz estranha prossegue.
- Ouça ai meu caro rapaz, eu não estou com brincadeira não, eu sou o Diabo e quero ser seu amigo, aqui não tem Juca não.
- Tá bom você... Vou fingir acreditar em você.
- Acredite ou não acredite eu sou o Tinhoso, o maligno ou como você disse “Diabo”. Mas, não se preocupe não que eu não sou nada daquilo que o povo espalha por ai... Agora quero que você larga isso tudo que eu quero que você venha comigo.
- Olha aqui diabão, primeiro eu quero ver essa sua cara. Depois verei se aceito mesmo esta sua proposta.
Em dado momento aparece a face do diabo; ele deixa ser mostrado afim de ganhar a confiança deste seu breve amigo.
- Ah! Essa que é sua cara? Cadê os dois chifres que tanto falam por ai? Ah... Tá, você serrou, decepou da cabeça para evitar gozação não é?
- Vocês são engraçados mesmo seus religiosos de uma figa, quem disse que eu teria chifres, não sou marido traído, até por que no inferno não tem mulheres, como eu poderia ser corno?
- Ah!!.. Então poderia ser veado, veado tem chifres.
- Larga de conversa fiada rapazinho, não percebeu que eu não sou nada disso, sou apenas o diabo e eu ouvi quando você disse que quer ficar muito rico, e eu posso fazer isso por você.
- Esta indignação é coisa de momento, quero que você não me leve a sério... Sei não se vou aceitar, sou uma pessoa muito ligada a igreja, sempre orando, acho que não vai dar certo não.
- Logico que da certo! Conte comigo, você vai ficar muito rico sem precisar derramar uma só gota de suor... É... Só acreditar em mim.
- Então tá, eu confirmo a sua proposta, mas olha lá em tinhoso, não me engane não em...
- Vamos logo para Brasília, vamos pairar bem sobre aquele céu azul onde se reúnem aquela turma de corruptos, quero apreciar de perto minhas criações, ficaremos de olho no que acontece naquele estábulo, largue este buraco aberto ai que iremos  precisar dele.
_ Estabulo? ! Chefinho será que você não foi muito pesado de mais  com eles.
- Por quê?... Não estou exagerando em nada, não viu quando eles se apegavam em chutes, tapas, e pontapés ontem no momento que brigava sobre o Impeachment em sessão de conselho de ética. Está me ouvindo meu discípulo?
- Sim, sim. - Vamos nesta viaje para o Planalto Central... é vápt vupt... No piscar dos olhos... Você pega aqui na minha mão e conte 1-2-3 ... Já....pronto já estamos lá.
O Diabo e o rapaz olhavam todos através de uma clarividência, como se estivesse destelhado uma parte da coberturas para observar o interior de uma casa sem que ninguém os percebam.
- Não quero que critiques aquele grupinho lá, está vendo?... Não quero que incluam no grupo que se diz estábulo, eles não fazem parte de um estábulo, são crentes em Deus.
- Ah tá, vai nesta, são os mais promíscuos.
- Menos chefinho não generalize os fatos, vejo que esta turminha ali que vive o tempo inteiro orando, promove culto ai neste ambiente pecaminoso, faz orações espontâneas, eles são bem intencionados.  
- De boas intenções o inferno tá cheio, já dizia a minha tia. Nos congressos no Brasil está repleto destes mequetrefes que se dizem religiosos inocentes; eles se unem em orações que é para enganar melhor, que fé que nada, são todos meus, eu tenho eles aqui na minha mão, eu os domino, estou sempre por ali apreciando esta minha criação, sou tal qual como um senhor fazendeiro que passa o dia todo firmando as vistas em seu rebanho, vida de gado. Que maravilha estas minhas criação!...
Assim ele se exalta em pensamento ou ás vezes junto ao seu amigo ali na divisa no cercado, exibe com galhardia.
- Chefinho, chefinho como chama aquele ali... Aquele que parece mais garboso veja só a panca dele.
- Já comandou tudo isso ai, agora está de fora, seu mandato já terminou, mas, porem está sempre presente.
- Ah sim... Aquele é o grande mentor, aquele peludo, barbudo é de quem você está falando, esperto como lá dizem; o porco pior de engorda é o que pega a espiga melhor.  Ele, quando desaparece algum objeto de uma mesa de serviço ele nunca viu nada, não sabe nada, mas, não consegue enganar ninguém, como lá dizem; o porco pior de engorda é o que pega a espiga melhor, tá ai, mas, não vale nem 1% do feijão que come.
- Verdade!... Eu estou torcendo pra que isso aconteça, eu quero que ele se ferre mesmo.
- É isso ai meu rapagão, não espanta as moscas do rabo dele, não! Deixe-o ir pastando devagar... Uma hora destas nós créuuu...
- Esse ai vai sofrer duras penas logo vai cair no pau, não tem escapatório o lugarzinho dele já está reservado...
- Chefe, são todos seus estes aqui?
- Sim, lógico!!! É e não divido com ninguém... Logo vou leva-los todos comigo estes meus bichinhos de estimação.
- Nossa!!! Chefe, veja quem vem lá uma formosa criatura, e aquela chefe, quem é esta personagem?
- Aquela é a parceira do grande mentor... Sabe de quem estou falando né?
- Nossa! Chefinho ela parece a boneca Emília do Sítio do Pica pau Amarelo, fala muito!!... Tagarela, mas se auto se intitula mulher sábia.
- Boneca Emília do sítio do pica pau amarelo? Onde você ouviu isso?
- Foi um livro que li quando era menino de escola, daquele autor de nome Monteiro Lobato, ainda existe um pouco disso por ai... Ele também dizia muito sobre o PETRÓLEO ser propriedade do povo brasileiro.
_ Cuidado... Cuidado, veja lá como fala dela, pois ela pode cortar seus benefícios, Você toma cuidado... Ouviu?
- Tá bom... Mestre, tá bom, não está mais aqui quem falou. 
 
- Pois bem meu companheiro de Jornada, tem muito á ver isso que você está falando e o que acontece nos dias de hoje, você vê ai que eu sou um Diabo antenado.
- Ah, então vou falar mais deste escritor, quer saber mais?- Então ouça lá, não vou dizer muito porque se não a gente não sai mais daqui, tenho muitas informações sobre Monteiro Lobato, grande!, Grande!...  Sempre foi um grande homem enquanto viveu aqui nestas nossas terras  á partir da época dos anos de 1.940 por ai nestas décadas, nossos professores ensinavam muito sobre ele. Imagine se um homem daquela época acordasse nestes dias atuais, levaria um grande susto e morreria novamente só de presenciar tantas inovações; Carros modernos, aviões ultramoderno, o mundo girando em torno da internet... Ele o nosso grande escritor já pensou se ele ficasse sabendo do que estão fazendo com a indústria de petróleo, Quantas decepções em saber que os corruptos  fazem com o Petróleo que ele tanto defendeu; ele e o pai do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
- Tá bom!!... Chega destas notícias que todo mundo já sabe, vamos passar para próxima etapa de nossa história.
- Pois é chefinho, você disse que me deixaria rico, rico... Milionário, Será?... Já sou seu companheiro, atestei isso.
- Aguarde um pouco rapaz, eu já estou entrando na mente de um deles, sabe né, um daqueles deputados mais corruptos da câmara,  já sei tudo que acontece em sua vida e em seu proceder e tenho novidades para você no que se diz ficar milionário.
- Conta chefe, conta!... Como vai ser.
- Você sabe aquele irmão seu... Aquele mais narigudo que roubou os tubos e depositou centenas de milhares nas contas ocultas no exterior, sabe de quem seu estou falando, não sabe não?
- Mais ou menos... Mas não fale mal dele, eu sou um grande admirador de dele.
- Pois é ele mesmo!..
- Sabe quais as intenções deste seu irmão de igreja?... Ele tem uma quantia de dinheiro muito grande, que já não sabe como ocultar, e está preocupado como fazer para dar um sumiço nesta bolada tal qual um prêmio da loteria, destes maiores e acumulados.
- Sim e o que eu tenho com isso?... O dinheiro tá com ele foi roubado, mas, tá com ele, e daí?
... E daí que ele está pretendo enterrar este dinheiro no jardim de uma pequena igreja na periferia desta cidade, lugar longe de qualquer suspeita e eu e você faremos um trabalho limpo, vou fazer tudo isso por você, pois, foi esta nossa combinação, aguarde as  próximas horas e encerraremos este assunto, ai você será um homem muito rico, até poderá compra aquela fazenda em que sua família mora e reside ainda sobra dinheiro que nem o Diabo consome... Opsss!.. Eu disse Diabo?... Corrige ai... Nem ladrão acaba... É isso mesmo meu amigo.
- Já comecei gostar desta história.
-Ele está pretendendo fazer isso nesta madrugada deste feriado, todo mundo se divertindo, com as atenções voltadas para outro assunto ai ele vai aproveitar esta deixa e praticar tudo aquilo que eu já estou informado por antecipação... Entendeu?... rapagão ungido de Deus... Prepare para a maior façanha.
- Vamos ver no que dará isso... Mais eu estou com muito medo, esse povo ladrão em grande estilo são pessoas muito perigosa, esse personagem ai de quem estamos mencionando, ele mesmo... Dizem que já até prometeu matar que o denunciasse nestes seus delitos, imagine pegar nos roubando esta parte desta fortuna, ai ele nos trucida com requinte e crueldade.
- Veja chefinho, este ai é o endereço dele aqui no Brasil.
 - Nossa!! Que mansão espetacular, este cara roubou muito leite das criancinhas.
- Não fala assim chefinho, não vê que ele é crente.
... Vamos ficar por aqui do outro lado da rua disfarçado de mendigo só para sentir o clima, cuidado não aproxima do portão dele se não ele manda te matar, este povo rico assim manda matar mendigo que se aproxima de suas casas, fique atento... Ele vai se vestir de pessoa muito humilde, assim como seus empregados quando sair para esta viagem curta que começará aqui e terminará lá na igreja da vila de pobres nestas horas da madrugada, aquele buraco no jardim que tanto os irmãos perguntam, não é para plantar um coqueiro assim como eles engana o povo, nada mais é para enterrar esta arca recheada de notas graúdas.
- Não estou gostando disso, não gosto que mexe com meus irmãos de igreja, estes é povo de Deus.
Já são 2horas e quarenta e cinco minutos, os meninos escutam um barulho de controle remoto, é o portão da garagem que vai se abrir  e estas duas criaturas,... Criaturas?... Sei lá... Bom! Vamos ao que interessa.  surpresa!!!... Veja o que está saindo lá pelo portão... Um carro muito velho da marca Volks Vargem... Uma Brasília da fabricação dos anos setenta. Ai o rapazinho diz com exclamação:
- Fila da Puta deste pastor, veja o carro de seu empregado, que situação lastimável, os empregados desta mansão deve ganhar um salário miserável das mãos deste egoísta ladrão. Acho que é agora que ele saiu pra comprar lanches para estes religiosos dos Diabos... Desculpa ai chefinho, foi sem querer que eu falei no seu nome...
- Você é burro mesmo em rapaz! Não tá entendendo nada mesmo, é por isso que você tem que morrer pobre mesmo!! Então não está entendendo  que ele não conseguiria disfarçar saindo no carrão  dele, certo que ele saiu com o carro do seu empregado que é para driblar qualquer investigação, não sabes que estas ruas aqui onde ele mora está cheia de policiais da de olho nele, é ali na Brasília velha que vai os grandes sacos de dinheiros roubados, vamos logo lá pra igreja que logo ele vai enterrar este dinheiro lá no jardim deste templo.
- Desculpa a minha ingenuidade chefinho.
- Tá bom!!, Mas não fica ai chorando as pitangas, vamos agir rápido, logo ele estará lá na beira do buraco com pás e enxadas para ocultarem estas belas riquezas, logo após nós desenterraremos ai tudo vai ser seu... Não querias ser rico?
- Vixe Patrãozinho, minhas mãos já estão coçando de tanta ansiedade de receber estas dinheiradas.
- Vamos lá para o local, vamos chegar primeiro que a velha Brasília e ficaremos à assistir o trabalho sujo deles, ai nós começaremos com o trabalho limpo nosso, vamos ficar aqui em cima da igreja aguardando.
- Nossa! Patrãozinho, é ele mesmo veja já está chegando, estacionou a Brasília velha bem do lado do buraco e agora já está retirando da porta mala àquele enorme baú de metal, jogou dentro desta cratera e já está cobrindo de terra e colocando a muda de coqueiro para confundir qualquer um curioso.
- Tá... Agora é só aguardar eles saírem e nós pegamos esta fortuna.
Naquela hora da madrugada, só se ouvia a aceleração da velha Brasília saíram da igreja e tomaram a rua, certo que haviam feito este serviço com perfeição, mas, não percebeu a presença do diabo e o rapaz que  estava escondido lá na torre da igreja assistindo tudo e vendo que tudo se acalmou foram logo botando a mão na massa e resgatando o tesouro lá de onde fora ocultado.
-... Pronto chefinho  ai está a prova do crime  já está em minhas mãos, mas, esta trancado á chave, que faremos agora?
- Quanto a chave a mim não passa de uma besteirinha, abro isso com um sopro, ou quer dizer em um passe de mágica.
-Logico!... Com quem estou falando?.. Com o diabo.
- Pronto!.. Agora quero que pegue em minha mão e feixe os olhos que vamos fazer uma transmutação, com transmissão e transporte e conte até três e logo estaremos lá onde nós nos conhecemos, lá onde você estava abrindo um buraco para plantar um pé de bananeira...Lembra?
- Ah até que eu não acreditei e pensei  que fosse brincadeira do meu amigo Juca?
- Sim é lá mesmo, então tá.
- Pronto!!... Pode abrir os olhos?
- Sim... Veja o buraco que você estava cavando aquela hora que eu cheguei. Agora é só jogar o baú de dinheiro e jogar terra por cima, deixa a poeira abaixar e logo comece a gastar.
- Chefe, como vou  fazer para declara esse dinheiro?
- Depois a gente dá um jeito, Digo em qualquer entrevista ai que esta fortuna foi lucros obtidos na comercialização de carnes de jegue enlatada, ou,  eu me apresento como doador de uma herança... e o resto deixa comigo.
______________________________________________________________________
Qualquer que seja a semelhança com estes personagens não esqueça, este texto é uma mera brincadeira para não levar á serio. – Antônio Herrero Portilho/ 15/12/2015 
 
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 15/12/2015
Reeditado em 25/10/2016
Código do texto: T5481168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.