As quatro estacas de ferro
                                                                   
               O senhor Tobias era conhecido, em sua pequena vila, como o “Quebra-galho”. Sempre estava prestando algum serviço para a vizinhança: desde desentupir um cano, até mesmo outros que exigiam mais de sua capacidade. Todos o reconheciam como um polivalente. 
             
               Ele morava na esquina da descida de uma rua e quando esta começou a ser pavimentada o senhor Tobias chumbou quatro estacas de ferro com meio metro de altura na entrada de seu portão. Duas de lado e as outras de frente formando noventa graus com a entrada para garagem livre.
             
            Todos os seus vizinhos tinham suas entradas livres bem lindas, com ornamentos de plantas e de gesso e não entendiam o que significava aquilo que tirava toda a beleza da entrada da casa. Muitos tiravam até sarro dele e o mesmo respondia com o silêncio.
             
            A casa do senhor Tobias começou a servir até de ponto de referência, pois quando iam ensinar algum caminho para um visitante, muitos indicavam a casa dele como referência.
             
               Essa gozação durou muitos anos, mas... Em um belo dia, cinco crianças estavam brincando em frente à casa do Tobias, quando de repente um caminhão descendo a rua perdeu o breque e, desgovernado, foi de encontro às quatros barras de ferro que chegaram até a envergar.
             
              Toda a vizinhança saiu com o barulho e muitas mães começaram a gritar: Meu filho! Minha filha! Quando chegaram perto do portão as cinco crianças estavam embaixo do para-choque e das rodas suspensas pelas estacas de ferro, assustadas, mas salvas.
             
             O senhor Tobias foi visionário, pois sabia que sua vila ia crescer que iriam passar muitos carros e pensou em colocar as estacas com a finalidade de proteger seu portão e quem estivesse por  ali.
             
             Que reflexão poderemos tirar dessa história?
             Tire suas próprias conclusões, reflita sobre ela.
             Será que vale a pena projetar algo pensando no futuro? 
              Sempre que formos fazer alguma coisa temos de pensar lá na frente, pois o que pode ser feio e desagradável hoje, amanhã pode se tornar algo maravilhoso e útil, até mesmo vital.
             
               Com isso, não quero dizer que temos que fazer as coisas feias, mas podemos confeccionar um dispositivo de segurança com a estética mais agradável aos olhos humanos.
              Estas quatros estacas no momento significam:
1-   Sabedoria
2-   Entendimento
3-   Inteligência
4-   Humildade
             
           Talvez estejamos precisando delas em nossas vidas.
              Enquanto muitos estão atrás do ouro e da prata, do progresso, da estética, do luxo... E estão se esquecendo de Deus e das coisas que nos trás o bem: A sabedoria, entendimento, inteligência e humildade. Tudo isso somente o Senhor pode nos dar.