Bem Dito

Quando na capoeira mal via um pau bem torto, vinha ao Dito a idéia direta, e dileta: tava ali um bom prospecto. E não sem razão. Carpinteiro de mão cheia, sem discussão. E fazer carros de boi era pra ele até distração.

A `ciência` da carpintaria, aprendera-a mais por intuição, sem instrução. Dar aquele formato ao enquadramento do carro de boi, semelhante a um garrafão no assoalho, além da madeira no ângulo adequado, carecia da melhor maestria. E disso, Dito sabia, desde noviço.

Com um machado bem afiado lá ia ele desbastando o tronco e lhe dando a forma desejada, formando um par de arcos, simétrico para os marcos. Suava em bicas e o chapéu de feltro surrado e maltratado, quase esfarrapado, era o sinal mais pronunciado. Mas o tronco tava dominado.

A seguir, as rodas também da boa madeira ganhavam sua medida certeira, tábua por tábua. Tá boa? Tá de primeira. Trado, `verruima`, `foimão`, cada ferramenta tinha a sua ocasião de entrar em ação

e, apesar da pronúncia, saía tudo à perfeição.

Nos serviços de carpintaria doméstica também pontificava o dito Dito, sempre que tempo lhe sobrasse entre um e outro `cadillac` sertanejo.

E foi numa de suas idas à nossa casa para examinar umas goteiras no telhado que, tendo subido ao forro, deixou seu chapéu sobre a mesa que servia de escada de acesso àquela subida.

Curiosos - e não só com a falta de marca do chapéu - pusemo-nos a experimentá-lo em todas a nossas cabeças, até que chegou a vez do Beu que, afoito, direto o meteu, e deu no que deu: o teto da copa se soltou do corpo chapelino, que se enterrava por baixo das orelhas do

traquinas.

Quando ouvimos os passos de Dito retornando de sua inspeção, maior não podia ser maior nossa a aflição para desencavar da cabeça de Beu o meio-chapéu que não era seu.

O que foi conseguido, no apagar das luzes, cruzes! E mais uma providência costura se adicionou àquela cobertura, para ir protegendo a cachola do Dito, enquanto aos troncos ia dando forma e rito.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 27/11/2014
Código do texto: T5050486
Classificação de conteúdo: seguro