Bicho Humano
Tem tempo demais não, gente, até pouco, e fui de remexer nuns vividos guardados na lembrança, acoitados quem sabe por quê. Empreitada de respeito, se honesta. Buscava entendimento de uma aflição corrosiva, a derribar a alma. Sei por saber que diabo não há. O que tem é o bicho humano aninhado na gente, sempre na prontidão de vendar a demanda pelo sossego. Fácil não, nos cacos da memória encontrar estopins. Nem tão grande palheiro, nem agulhas demais. E a inquietação da procura por sem saber de que vai desacertando o vivente. Digo o que estou dizendo por conta de vontade tirana e tardia, com sobra de passado e curteza de futuro. Ainda há de ventar algum vento no tempo que me espera, embora me fosse de mais valia alguma brisa amiga.
Pois é, moço. A coisa é sorrateira para se chegar na gente, vem rodeando em sapatos de pano e veludo na voz, desencobrindo alegria e gostosura. Sereia cantando bonito, uirapuru que cega o olho de ver e bajula o ouvido no escutar. Desencargo para quem traz o peito trincado, e quem não quer?
Assim-assim a apertura vai cedendo pouso ao devanear, e as rédeas do viver vão se desgarrando fugindo da mão da gente.
Pois então o sujeito se trapaceia que trinca no peito houve não e sem ver já é cativo. Aí a coisa estraga. O grilhão mostra sua força, e a refrega fica insana. A gente tenta voltar, e a trilha estreita deixa não.
E o resto do povo, que não provou desengano assim, sobe um degrau e olhando de cima se esparrama no julgar e na condenação:
Vagabundo vadio desonesto esperto impostor ousado temerário coivara malandro fanfarrão trapaceiro desnorteado errante mesquinho transviado cafajeste desavergonhado desocupado farrista meliante patife tratante velhaco desencaminhado extraviado perdido mandrião arruaceiro desordeiro arruador estróina indolente ocioso ordinário pobretão troca-pernas andarengo.
Coisa não pouca de se escutar, e os sapos goela abaixo. E o pouco que é de bom fica embaçado, vira não mais que obrigação.
A busca falhando e a gente dá de existir com o debate: sou assim de nascido ou assim virei numa esquina da vida? Qual acontecido fez o diabo se divertir comigo eu não sei se saberei um dia. Carecia de saber, única arma aliada nessa contenda desigual.
Sigo nesse enfrentamento, escasso de vitórias e juncado de derrotas.