Mãe Heroína

Maria das Graças de Jesus da Silva, é mãe de 12 filhos; seis homens e seis mulheres, ela se casou com Antonio de Jesus da Silva, ela ficou viuva quando estava grávida de seu último filho, Antonio de Jesus não conheceu seu último filho, o caçula da família, ela criou os dozes filhos trabalhando, trabalhou na roça desde menina e quando perdeu seu marido ainda muito nova, para criar seus filhos teve que se virar, não quis mais se casar e nem namorar, respeitou o seu marido até a morte, ela foi e é muito fiel ao esposo. João Batista é o filho mais velho da família e Ana Maria é a filha mais velha entre as mulheres, e a mais nova é a Maria Helena,o caçula é José Antonio em homenagem ao seu pai, os outros filhos são: Joana das Graças de Jesus da Silva, Sára Maria das Graças de Jesus da Silva, André Simão das Graças de Jesus, Pedro Henrique das Graças de Jesus, Beijamim das Graças de Jesus da Silva e Daniel das Graças de Jesus da Silva, Rute das Graças de Jesus da Silva e Salomé das Graças de Jesus da Silva.

Maria das Graças trabalhou de sol a sol na chuva, no relento para criar seus filhos, plantou mandioca, arroz, feijão, milho, brocou, colocou fogo em roça, capinou e depois colheu legumes, ainda cortou cana, colheu laranja, vendeu espetinhos, cheiro-verde, quebrou coco babaçu, ela é nordestina do Estado do Maranhão da cidade de São José dos Basílio, ela é uma mulher muito guerreira; querida por todos desta cidade. Seus filhos só elogiam, essa cidadã brasileira, eles dizem eu amo essa mãe. Cada um fala mãe a Senhora é tudo para nós. Nos dias das mães seus filhos fizeram um poema em sua homenagem.

" Mãe heroína"

Mãe minha heroína;

Que teve o braço forte;

És a nossa flor diviva;

Na vida ou na morte;

Hoje velha e cansada;

Que nem o tempo e a distância;

De uma longa caminhada;

Do seu tempo de adolescência e infância;

Deus iluminou e abençoou a Senhora;

Reconheceu tanta gratidão;

Pois chegou a nossa hora;

De cuidar de você com tanta exatidão;

Esse poema é dedicado a nossa Heroína, nossa mãe, que sofreu mas conseguiu nos criar com amor e carinho e nos deu educação, fez a gente nos sentir fortes e vencedores, mesmo sendo pobres ela disse para nós, não se sintam inferiores a ninguém, por causa disso, porque a amaior riqueza do ser humano é a saúde e a maior virtude que ele tem é a ética e a dignidade, e Deus é a nossa proteção. Essa é a frase dedicada aos filhos de Dona Maria das Graças de Jesus da Silva.

Edmílson Maranhão
Enviado por Edmílson Maranhão em 13/09/2013
Código do texto: T4480233
Classificação de conteúdo: seguro