O Reino não era encantado. Não tinha princesa. Nem sapo pra virar príncipe. Sapo era sapo. Perereca era... perereca. Digamos que fosse quase um domínio sem censura. Quilômetros de vegetação densa...quase floresta. Tinha lagoa. Com muriçocas que só sabiam encher o saco de quem ia pescar. A pessoa nem percebia quando era picada... Feito imposto quando o governo resolve criar. Você só sente aquela coceira chata e ardida... depois (No bolso).

Bem, falando em picadura... Tinha a picada das abelhas quando algum macaco se achando esperto o mel resolvia tirar... Vai mexer com quem tá quieto. Nessas horas até o Bicho Preguiça levava ferro. Picadas eram também os caminhos com total falta de estrutura. Você queria o que? Quase ninguém passava por alí. Os macacos preferiam o meio mais eficaz pra locomoção. O famoso: de galho em galho. Cipó não tinha. Era ficção. Cipó é conversa fiada, é como discurso de político. ( Tem gente que vai ao Teatro pra ver stand up. Só assistir a TV Senado e TV Câmara que você vai morrer de rir assistindo ilusórios discursos, falácias e votações negociadas em causa própria). Ah...Cipó é figurante em filme de Tarzan.

A Comunidade era de macacos-prego. O rabo tornou-se fundamental na vida do macaco. Você Não tem noção. Já reparou que tudo que é primordial na vida, o governo resolve cobrar imposto? Pra variar, o Parlamento Primata decidiu criar 
o novo imposto pelo uso do rabo. Cada macaco ia ter uso limitado da cauda. A Lei restringia o uso da cauda como ponto de apoio em saltos nos galhos...

O “falatório” foi intenso na árvore alugada, usada como Salão de Beleza da macaca Kona. Falta de sensibilidade das autoridades. Alguns macacos guincharam, outros ‘assobiaram’ em sinal de protesto. Indignação geral. Foi manchete no Primata News. Assunto polêmico nas esquinas, becos, bares, e até no MacacDonalds da região.

A macaca Kona queria parar de pentear macacos. O movimento caiu. Perdeu clientela. Sem falar que ficou com nome “cheio de caca” no SPC. Naquele mês precisou diminuir o consumo de frutos, Sementes, castanhas, gomas de árvore, néctar, fungos, seiva, insetos, aracnídeos, ovos, pequenos invertebrados incluindo ratos, aves em ninhos, lagartos e...bananas. Ahhh, bananas...Como viver sem elas? Banana nanica, banana da terra, banana prata, banana maça, banana ouro. A macaca Kona, orientada por sua personal seguia Dieta do Saco. Era assim: quando alguém "enchia o seu saco", ela danava comer.Até a raiva passar. E passava viu...Com boca cheia nem respondia. Eca!

Não encontrou ninguém pra quebrar seu galho. Com juros elevados era quase impossível fazer empréstimo. Ela passou por grande sufoco. Além de pentear macacos, tirava carrapatos. Sem a lei tinha uma vida tranquila. Arrumou namorado que não saía da sua aba. Ela ainda se lembrava: foram promessas. Juras de amor. Aquele papo furado de: “Não sei viver sem você! Coça aqui pra mim que eu não alcanço...Te amo tanto...dá pra massagear e pentear as minhas costas?” Ela sabia. Tinha muito que aprender. O dito cujo resolveu catar coquinho...Melhor assim, que ficar pagando mico. Amigas falando: “Sai fora, esse é "macaco velho", nem trabalha; só quer aproveitar de você.”

Ela pediu prazo para o senhorio, proprietário da árvore. Pensou numa fusão. Já que o governo tinha ferrado com a vida dela mesmo. Com o baixo movimento da macacada saltando de galho em galho. Não viu muito futuro para seu negócio. Tinha que fundir com algum macaco.Quem sabe na empresa que fazia diagnóstico nos rabos e emissão de gases. Exame que toda Comunidade fazia. Havia o imposto. Multa do uso excessivo da cauda. Multa por emissão de gases contaminando o meio ambiente. A manutenção fazia-se necessária. Ela podia ganhar muito. Penteando macacos enquanto realizavam o exame. Dando uma porcentagem para o macaco Mércio, dono da empresa.

Depois de negociações e muita lábia; macaca Kona venceu. Passou a pentear macacos nos Box aonde os primatas faziam uma prévia da inspeção do rabo e emissão de gases. Ela ganhou muito. Pagou o aluguel vencido. Saldou suas dívidas e voltou a sorrir. Chegou a comprar a árvore mais Bonita da lugar. Inaugurou a Boate, "Macacos me Mordam". Foi feliz para sempre recordando o que a sua avó sempre dizia: “Macaco gordo não dá salto em galho seco” (Ainda mais com a nova lei imposta na quase floresta pelo Parlamento Primata). A macaca Kona depois de muita luta venceu ! Enquanto o governo estudava outro imposto para aumentar o superávit...
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 06/07/2013
Código do texto: T4375322
Classificação de conteúdo: seguro