O HOMEM TRISTE

O senhor de todas as coisas, aquele que tudo pode, sempre em sua caminhada matinal passava por uma estrada na qual via um sujeito sentado, cabisbaixo e triste. Depois de certo tempo a passar por ali, incomodado por ver tanta tristeza no rosto daquela pessoa, o senhor de tudo resolveu intervir:

_Por que vive tão triste? Diga o que o tornará alegre e então não terá mais motivo pra tanta tristeza. O homem triste respondeu:

_ Senhor, desde que nasci, só faço trabalhar e sofrer, sou triste porque quando olho ao redor não vejo nada de meu, tantos prédios, tantas casas, quantas fazendas repletas de gado, penso em que poderia fazer se possuísse tudo isso, quanta felicidade essas coisas me trariam.

O senhor de tudo sorriu. Alguns dias depois passava o senhor de tudo pela estrada novamente a caminhar e lá estava o homem outrora triste, agora feliz e a sorrir, a observar da varanda da luxuosa fazenda o gado a pastar, o terreno ia até perder de vista..

_Olá senhor, vejo que hoje esboça um sorriso, qual seria a causa de tanta felicidade? Indagou como se não soubesse.

_Senhor, recebi uma herança, parente rico, coisa que nem me passava pela cabeça, pessoa de longe, que eu nem conhecia, comprei essas terras e alguns estabelecimentos na cidade agora posso ficar aqui admirando as coisas boas da vida.

Passado algum tempo ao caminhar por outra estrada o senhor de tudo vê um jovem chorando a caminhar vagarosamente na mesma direção, ávido por riqueza e poder.

O senhor que a tudo podia apressou os passos e se aproximando perguntou:

_Por que chora meu rapaz, qual o motivo de tantas lágrimas, diga-me, o que o faria ser feliz?

O jovem sem que levantasse o olhar respondeu:

_Senhor, tantas terras, tanto gado, quantos prédios, vejo tanto ao meu redor e nada tenho, e vejo que não o teria mesmo que trabalhasse pela vida toda.

O senhor de tudo sorriu satisfeito. Fez do jovem que chorava o único herdeiro do homem triste, e enquanto o homem triste era velado, o jovem (sem imaginar o que se passara) sorria feliz ao ler o comunicado da herança deixada pelo tio.

O senhor de tudo prossegue até hoje em suas caminhadas, concretizando sonhos e fazendo felizes as pessoas tristes as quais encontra.

Porém, o que é perfeito para o senhor de tudo, nem sempre é o melhor para as pessoas tristes ao longo do caminho.

Saulo Campos

Itabira MG

Saulo Campos
Enviado por Saulo Campos em 19/05/2011
Reeditado em 19/05/2011
Código do texto: T2979621
Classificação de conteúdo: seguro