Fujam Que Vem Aí O Avejão!

Conto

Fujam que aí vem o avejão

O conto que se segue é verídico, descreve um episódio que se passou há muitos… muitos… anos e que, quando ainda era menino, ouvia contar aos mais idosos.

Nos tempos em que ainda não havia automóveis e nem iluminação eléctrica nas ruas da pacata vila alentejana de Santiago do Cacém (hoje cidade), os seus laboriosos habitantes levavam uma existência tranquila até que, em determinada altura, começaram a circular boatos medonhos.

Em certas noites mal escurecia, mais aqui mais ali, aparecia uma figura sinistra, muito alta, vestida de negro, arrastando correntes de ferro pela calçada e na cabeça tinha um chapéu com buracos donde parecia sair fogo.

A notícia correu célere de boca em boca e que conta! Acrescenta sempre algo à conta, ora isto levou a que as pessoas andassem assustadas.

Quando algum incauto se deparava com o monstro, gritando, fujam que vem aí o avejão, * Todo o mundo se trancava a sete chaves, às vezes mal abriam uma fresta duma janela para observar, era um terror, em que as pessoas viviam.

Um moço fidalgo tinha palácio na vila onde residia, teve conhecimento do que se estava a passar através da sua criadagem. Como não acreditava em almas do outro mundo, resolveu acabar com aquela farsa, se bem pensou melhor o fez.

Uma noite armou-se com um bom revolver e acompanhado de dois mastins, ** foi esperar pelo tal fantasma e assim que este surgiu, enfrentou-o, mandando que se identificasse. O fantasma não queria ser conhecido, tentou afastar-se para os lados do cemitério, em passadas tão largas quanto as suas andas o permitiam, os cães encurralaram-no e não teve outro remédio se não render-se.

Depois de se identificar apresentou os motivos. Era amante duma jovem burguesa da localidade. Era de outra vila a poucos quilómetros de distância, transportando-se na sua charrete*** que ficava nos arredores à guarda do criado que o acompanhava.

Como era doutor, não queria ser conhecido e para evitar escândalos resolveu adoptar aquele disfarce.

O moço fidalgo aconselhou o senhor doutor a acabar com aquelas brincadeiras que não só não redundaram em maus resultados por mero acaso, e, e que visitasse a sua amada normalmente quando quisesse, assim não assustaria ninguém?

A partir daí voltou a haver tranquilidade na pacata vila de Santiago do Cacém.

J. Rodrigues

Nota * segundo o léxico da altura querias se dizer Fantasma.

** Cão de aspecto feroz que ladra muito

*** Carruagem de passeio de duas rodas puxada por cavalos

Galeano
Enviado por Galeano em 28/02/2011
Código do texto: T2820685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.