A PELEJA DE MARIA GÊ E O URUBU-KID

Tudo estava como sempre igual... Porque não dizer: parecidos com todos os dias! A rotina mais uma vez tomava conta daquela população. Todos os dias: acordava cedo demais – nem bem escuridão, nem bem claridade...

O caminhão-caçamba se aproxima. Lá vem ele. Vem malemolente. Vem chegando em seu passeio retorcido, ora se inclinando pra o lado esquerdo, ora se entortando pro outro. O seu desfile desengonçado, por aquelas ruelas, vem acompanhado de um lamento torto de suas engrenagens e do sinuoso gingado daquela população atenta e esperançosa, que espia o percurso estrondoso da coisa.

Pronto. O caminhão ta reservado... E logo-logo os portões se cerram! Do lado de fora, a população em reverência se inclina a caçamba. Pelo outro lado, os animais perfilados no capot do ferroso abrem suas asas, afiam seus bicos... Numa atitude tenebrosa!

Maria Gê, a guerreira, da população é a mais astuta. Destemida. Não foge à luta! Brada à multidão: Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás! Grita, chora, comanda e não recua.

O Urubu-Kid, dos animais, é o grande líder! Convoca as aves agourentas e ordena: furar os olhos da invasora e nunca ter pena! O carniceiro agita suas garras... Berra. Xinga. Amaldiçoa. E diz que tá pronto pra batalha.

Finalmente, se abre o principal portão. Agora, o caminhão e a caçamba do lado de fora estão. E o que se vê é muita quinquilharia, bugigangas, porcarias... O tudo ali é resto! Montanhas de lixo. Um grande Lixão!

De um lado Maria Gê e as mulheres catadoras do lixão – uma legião... Do outro Urubu-Kid e seu exército carnívoro – um batalhão!

A guerreira nunca desiste! Não dá trégua ao seu algoz. Vai depenando tudo que vê pela frente, até se confrontar com o líder feroz. Kid não tem medo e sai bicando a mulherada. Mas, quando avista Maria Ge... Bate asas em retirada! O covarde voa para as nuvens. Humilhado foge com todo o bando. Urubu-Kid, agora, lá de cima vive resmungando!

Maria Gê e a mulherada compreenderam a importância da união... Hoje, trabalham solidárias... Cooperativadas na reciclagem do Lixão!

Urubu-Kid e sua maléfica quadrilha ainda tentam sobreviver dae outras perversas explorações... O parasita peçonhento faz, a todo tempo, sua ronda sinistra a procura de outra população... Mas, a peleja formou novas Marias, que nas Cooperativas ensinam a antiga lição!

GuimarãesCampos
Enviado por GuimarãesCampos em 14/08/2010
Código do texto: T2438265
Classificação de conteúdo: seguro