MEDIUNIDADE OU ANIMISMO

Muitos relatos e as próprias obras produzidas pelas mãos generosas de nosso irmão Chico Xavier nos dão conta do animismo e da mediunidade por ele desenvolvida e aplicada brilhantemente no consolo de nossos irmãos em sofrimento.

Certa vez em uma sessão Chico psicografou para atender a uma mãezinha sofredora e recebeu através de sua mediunidade uma cartinha que começava assim:

“Querida mãezinha!”

E foi o suficiente para que esta mãe se enfurecesse com o Chico, lhe cuspisse na face e rasgasse a carta dizendo:

“_ Imagine se meu filho falava assim! Querida mãezinha...”

E nada mais lendo saiu indignada do Centro, onde Chico psicografava.

Se ela tivesse conhecimento do animismo isso não teria acontecido, mas afinal o que é o animismo?

O animismo é aquilo que pertence ao médium, “é essa forma amorosa de se referir as mães”, que fazia parte do Chico, de sua própria vivência, da forma como ele sempre tratou as suas duas mães e que reproduzia em seus textos quando em transe mediúnico.

Agora a mediunidade de Chico Xavier é algo inequívoca, confirmada inúmeras vezes pelas mais de 400 obras produzidas pela sua mediunidade operosa, que alivia, instruí e inspira a muitos irmãos aflitos da Seara do Senhor.

Mediunidade é a faculdade de se comunicar com os espíritos e animismo é a parte na comunicação que pertence ao próprio ser, ou seja, ao médium.

****

Daí a recomendação que se faz aos médiuns para que estudem-se afim de perceber o que lhes pertence e o que pertence aos outros espíritos nas comunicações recebidas.