Discussão sobre as estrelas

- Gosto tanto das estrelas. Parecem olhos, não é? Como se os anjos ficassem a nos observar!

- Deixe de ser bobo, irmão. Uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma¹. Anjos não existem.

- Ah, anjos existem, bobinho. E estrelas não é isso de plasma ou sei lá o quê.

- Se anjos existem, por que nunca os vimos?

- Eu os vejo sempre, quando fecho meus olhos, eles me desejam bons sonhos. Você não os vê, por que não acredita.

- Ah seja lá o que for. Daqui a pouco vai me dizer que existe Coelhinho da Pascoa e Papai Noel.

- Por que não?

- Vá dormir! Você está começando a delirar e a me irritar.

- Irmão, não acha triste não acreditar em nada?

- Eu acredito em coisas. Acredito naquilo que vejo, não em mitos criados para nos deixar felizes quando obviamente não somos.

- Mas os sentimentos nós não vemos, mas sabemos que existem.

- Sentimentos são comprovados pela ciência, embora sejam somente impulsos nervoso transmitidos quando vivenciamos certa situação. É somente algo psicológico.

- Então como explica o amor?

- Isso não existe. É libido somente. As pessoas acham que amam, mas na verdade só desejam, tanto que quando perde a graça, perdem o libido – que é passageiro – as pessoas vão embora e acham outro que desperta libido. Somos animais, isso de amor não existe na natureza.

- Hum, eu acredito em amor.

- Você é um idiota, agora vá dormir.

Silêncio.

- Mas...

- O quê?!

- É triste.

- O que é triste?

- O amor é tão bonito! Não pode ser libido!

- Ah! Não me venha com essa.

- Amor de mãe então! Não é libido!

- É instinto. As mães têm que ter esse instinto de proteger o filho para perpetuar a espécie. Novamente é algo da natureza, animalesca.

- Amigos!

- Ajuda mútua. Animais também fazem isso... Uma ajuda o outro a sobreviver. Somente instinto de sobrevivência.

Silêncio.

- Vá dormir. Amanhã será um longo dia.

- Eu ainda acredito. Não acho que o que eu sinto é somente isso, é algo muito maior que não pode ser explicado por ciência alguma.

- Como eu disse: você é um idiota. Você e todos que acreditam na mesma coisa não passam de idiotas. Agora vá dormir.

- Acho que somos idiotas sim, e você é muito inteligente por saber tanta coisa, irmão. Mas sabe? Acho que prefiro ser idiota e feliz do que ser inteligente e tão infeliz.

- Não sou infeliz!

- É sim.

- Você não sabe de nada.

- Sei, por que você está aqui. Por que você não acredita em nada, sua vida é vazia, pode ser idiota acreditar em amor, em anjos, em estrelas, mas isso nos preenche. Me diga, irmão, o que te preenche?

- Vá dormir. Isso é palhaçada, não preciso ser preenchido.

- Você que sabe, irmão. Você que sabe.

Houve silêncio e ambos adormeceram.

*¹ - definição tirada da Wikipedia.

BlackPhoenix
Enviado por BlackPhoenix em 14/12/2009
Código do texto: T1977267
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.