A Ventania

Era uma vez um país onde nada era perfeito, nada dava certo. As pessoas desse país viviam muito insatisfeitas, pois aquela situação incomodava a todos. Ninguém mais queria viver daquela maneira e, então resolveram mudar:

A configuração governamental foi modificada, novos líderes foram eleitos, programas de conscientização foram criados, sistemas de qualidade de vida inovadores foram colocados em prática, tudo parecia caminhar de tal forma, que todos tinham a esperança do país se torna um local perfeito. A população estava feliz, empolgada e motivada, pois, finalmente moraria em lugar onde desse orgulho de falar o nome.

Então, todos os sonhos começaram a desmoronar, assustadores rumores de que uma forte ventania estava chegando que assolaria todo o país. Uma enorme nuvem pairou sobre todos e por pouco os programas de conscientização e de qualidade de vida foram por água a baixo. Os líderes ficaram temerosos, pois não era mais possível enxergar o amanhã. As nações mais imperfeitas não agüentariam e cairiam em falência, seus povos teriam que tomar outro rumo, alguns ficariam expatriados, outros conseguiriam refúgio nas nações amigas, mas o refúgio não era garantido, pois até mesmo as grandes nações amigas também estariam sob temores.

Na tentativa de resolver o problema, os líderes do país imperfeito, que quase se tornou perfeito, buscaram informações pelo mundo para saber como as outras nações estavam suportando aquela imensa nuvem e descobriram que todos falavam a mesma língua:

“– Tudo isso é culpa da grande ventania global!”.

Os líderes voltaram para confortar a população com as mesmas palavras ditas lá fora e todas as ações desse dia em diante foram tomadas para que a grande ventania global não aterrorizasse o país. Várias medidas foram colocadas em prática: cortes no orçamento, festas populares canceladas, todos os tipos de bolsas suspensas, lindas festas públicas que outrora eram feitas em forma de grandes espetáculos, agora seriam feitas dentro de um minúsculo anfiteatro e outras mais que levaram a população entrar em estado de indignação. Mas os líderes sempre começavam o discurso com a mesma frase: “Em virtude da grande ventania global...” e então todos se calavam, pois ninguém duvidada disso.

Certo dia, ouviram-se alguns rumores de países vizinhos que a ventania estava passando e que tudo voltaria ao normal. Então a população estranhou e começou a se perguntar: “Que ventania?”, “Você viu a ventania?”, “Ela já foi?”, “Por onde ela passou?”.

– Calma – diziam os líderes – ela está chegando e temos que nos precaver para não sermos assolados.

A população já desconfiava de que tudo não passava de uma farsa, pois os outros países já comemoravam a vitória enquanto em sua casa tudo ainda estava nebuloso. Mas eles perguntavam o porquê disso tudo, o país estava indo tão bem, a população estava tão orgulhosa e participativa, as coisas realmente pareciam que iriam melhorar. Então por que os líderes usariam essa ventania para destruir tudo e voltar a estaca zero. Todos acreditavam que deveria ser feito o contrário, ou seja, provar a solidez e a confiança em seu povo dando-lhe ainda mais incentivos e motivações. Mas, aparentemente a estratégia do governo era outra, parecia que queria aproveitar a situação e limitar algumas coisas que ainda os incomodavam.

A população sentiu isso, desconfiou que algo extremamente radical aconteceria e, mesmo ouvindo constantemente o mesmo discurso de “ventania global”, resolveu agir. Muitos foram embora para os países onde a crise ou já tinha passado ou nem chegara, outros que não conseguiram sair, resolveram ficar em casa e ignorar todas as ordens vindas dos líderes, alguns mais radicais, decidiram sair às ruas para gritarem, apedrejarem e se revoltarem completamente contra seus líderes. O caos, o desgosto, a desmotivação e a insatisfação voltaram a reinar. Tudo que foi construído durante muitos anos agora está no chão e os líderes, temendo o pior, também fugiram para os países perfeitos.

Agora a população que ficou no país está só, se reestruturando na esperança de que o país volte ao seu estado normal nos próximos anos. A nuvem passou, a ventania não veio, apesar disso, os telhados foram arrancados, as árvores derrubadas, ribanceiras desmoronaram, pontes caíram e no país ficou a impressão de que a pior de todas as ventanias globais passou por ali.