O GAVIÃO PEDRADOR

O GAVIÃO PEDRADOR

Já acontecia na ribeira de caitité no interior de pernambuco,um gavião muito agressivo,esse gavião era muito grande,muito robusto,era um grande pedrador na região,onde sempre estava fazendo suas estripulias,quase todos os dias era visto nas redondezas.

Nesse local de caitité era uma região,onde as aves de rapina se aproveitava do local onde havia muita vegetação,e como também muitas caças,onde ele se aproveitava desta facilidade,para quase todos os dias ele encontrasse suas refeições sem maiores obstáculos.

O seu pedro que morava nesta região sofria muito com este pedrador,que se chamava o gavião “ferrador”.Esse gavião que sempre rondava às propriedades que se encontrava nesta região,o gavião pedrador,como era conhecido,era também perseguido pelos moradores que habitava.

Havia uma pequena propriedade que se chamava de “folha seca”,onde sempre o gavião costumava fazer suas caçadas,um certo dia dona Joana que era proprietária do pequeno sítio,se deparou com o gavião,quando estava ele devorando uma pequena cabrita,D.Joana,não pensou duas vezes,quando o gavião se encontrava à uma distância de uns cem metros,ela não deixou por menos,pegou uma pedra e jogou sobre gavião,mas a pedra não lhe alcançou,e ele voou com o cabritinho que acabara de nascer.

O seu Deco que morava próximo dessa região,também sofreu muito com esse gavião malvado,que sempre perturbava aquelas pessoas que viviam na região,quando certo dia seu Deco viu de longe o gavião que se encontrava voando na redondeza,e aí ele pensou em fazer uma arapuca,dizendo ele que hoje eu pego ele.E de imediato fez uma arapuca,e colocou dentro uma ave já preparada,e ficou distante esperando o gavião chegar até a arapuca.Mas o gavião como era muito astuto,fez um vôo de reconhecimento sobre à área, desconfiou e foi pra outro local.

Chegou em outra região próxima,e ali foi perturbar um outro agricultou que se chamava ZÉ DILINO,uma certa tarde o gavião chegou em sua moradia,e começou à perturbar o seu roçado,o gavião se aproximou de uma ninhada de pintos,onde de uma vez só agarrou três pintinhos,e voou pra distante para saborear,depois de uns cinco dias o gavião voltou novamente onde se encontrava à ninhada,dessa vez ele trouxe mais dois gaviões com ele.e neste momento os três conseguiram levar os seis pintinhos que restava.

Outro morador que morava nas proximidades da região,também se deu mal com o gavião pedrador,onde ele criava muitos guinés,o gavião passando por aquela região se deu conta desses guinés,quando numa tarde insolarada,ele chegou com os seus dois companheiros de caçadas.sempre dando uns vôos razantes,quando avistou na roça de seu Merivaldo uma ninhada de guinés.E aí ele junto com os dois amigos gaviões,não perderam tempo,de imediato desceram sobre os guinés,conseguindo levar uns seis pequenos,onde foram saborear em outra localidade.

E como sempre não parava de perturbar os agricultores que moravam naquela redondeza,quando certo dia chegaram na propriedade de seu Minervino,onde ele criava

Muitas ovelhas,e como sempre dando seus vôos razante,avistou umas ovelhas que pastavam silenciosamente,quando de repente apareceu os três gaviões,aterrizando ao solo velozmente,quando no momento eles atacaram uma das ovelhas,sangrando no mesmo local,e ali fazendo sua grande mesada.

Certo dia ele como o rei dos gaviões mestres,chegou em uma localidade com uns dez gaviões,na propriedade de seu Melquias,onde fizeram uma devassa,predando mais de cinco burreguinhos,que à mãe tinha acabado de têlos,como de sempre fizeram um vôo razante,agarrando-os,e em seguida começaram à devora-los,com todo seu instinto de animal selvagem,quando no outro dia,seu Verlaine ,dando uma volta em sua propriedade,encontrou três burreguinhos quase que totalmente devorados.Seu Verlaine como era daquelas pessoas valentes do sertão,contratou um senhor que morava próximo de sua propriedade,que era um dos melhores caçadores que havia naquela região.

Disse para o caçador que queria que pegasse de qualquer maneira o gavião pedrador,

que perturbava toda região.E assim foi contratado mais dois caçadores,para matar ou pegá-lo vivo,nesse ínterim,seguiram para à mata,e o gavião sempre dando seus vôos razantes percebeu que naquela localidade havia alguns caçadores,que lhe podiam lhe agarrar,e não mais apareceram naquela região.

Mesmo assim,o gavião pedrador,não deixou de procurar outras localidades,onde não pudesse ser visto frequentemente,procurou uma nova região distante uns dez quilômetros onde não pudesse ser visto.

Chegando nesta região,ele como rei dos outros,comandava todos os gaviões que por lá existia,começou voar à região constantemente para se certificar em que qual era um local mais seguro para fazer sua estadia.

E aí nesta nova localidade,começou junto com seus parceiros uma nova moradia,

para melhor viver tranqüilo,entre os seus parceiros sem ser perseguido pelos caçadores.

Começou aí uma nova caminhada pela nova mata,para melhor conhecer o seu habitat,e neste último refúgio,onde já havia passado por muitos.E nessa localidade ele viveu muitos anos.

Nesta região,o gavião mestre começou uma nova fase em sua vida,reuniu entre ele uma legião de gaviões,que durante toda sua vida,percorreu toda à mata,vivendo em bel prazer junto com os seus,se teve notícia que o gavião predador, viveu por muito e muitos anos,e que nunca foi abatido.

zerc viceniti108out.

Zerc Viceniti
Enviado por Zerc Viceniti em 10/10/2008
Reeditado em 05/01/2012
Código do texto: T1221194