A Lenda do Judeu Errante - continuação
"A lenda é sempre uma
fantasia...que não nos
cobre o corpo , mas
desnuda o imaginário".
(Kalena)
continuação do texto de código 1185410
Lenda -s.f -tradição oral ou narrativa escrita de ações praticadas por santos ou heróis, segundo a fantasia popular. ( Caldas Aulete, vol 3).
É ,então, nesse mundo de mitos, fantasias que vamos entrar pa
ra conhecermos algumas versões dessa lenda. Fica claro que o Judeu Errante é Jesus Cristo ( Cristo era judeu ). O trabalhador da sapataria é então o pecador que leva o nome de Ahsverus ou Ashaverus.
Essa lenda pode ter se iniciado já no início do séc IV, quando um Bispo da Armênia ( país do Oriente Médio) foi a Constantinopla (cidade da Turquia, antes Bizâncio e hoje Istambul, que é a capital da Turquia), para participar do Concílio de Nicèia. O que se sabe, então , é que o Bispo teria dito a um incrédulo que no seu país ainda restava uma testemunha ,viva , do Martírio de Jesus Cristo.
Pronto !!! Foi o suficiente para cair na imaginação popular. E esta , evidentemente ,se encarregou do resto. Aí o aparecimento de várias versões dessa lenda.
Na Bíblia tem um único versículo que fala sobre isso. É em Mateus 16:28 . "Em verdade vos digo que alguns há , dos que aquí estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino".
O poeta baiano Castro Alves, considera , reflete sobre a lenda e diz que a ela é uma figura da Mitologia Cristã. E mais , que essa lenda ficou perpetuada pela tradição oral e que o Judeu ( o Errante) vem a ser um contemporâneo de Jesus Cristo, com o nome de Ahasverus. Um judeu , como já disse acima, que tinha a função de sapateiro ou courista, já que possuía uma sapataria. Esse sapateiro ( AHASVERUS, zombou e agrediu com palavras o MESSIAS ( o judeu errante ), no mesmo dia em que ele carregava a cruz para o Calvário. E em resposta Jesus o condenou a andar ,pelo mundo, sem parar.
Outra versão : Diz que Jesus tinha parado em frente à sapataria e já cansado com o peso da Cruz , teria pedido a Ahasverus uma caneca de água. Este ironizando , zombando e ainda negando falou : "Se é filho de Deus, mesmo, faça com que jorre aqui um fonte de água e vc matará a sua sede. E foi nesta hora que jesus o amaldiçoou. ( Obs: Jesus, mesmo sendo filho de Deus era um homem como todos. Não era divino . Não transcendia. Daí a sua ira e a sua maldição - nota da autora do texto).
Outra versão : Diz que antes de Simão, o Cirineu , ajudar Cristo a reerguer a cruz, após ter caído , Jesus já havia pedido ajuda ao sapateiro e este havia negado . Foi , também , a hora em que Cristo
o condenou. Muitas outras poderíamos anotar , aqui, para os leitores.Tem até uma brasileira que aponta Pernambuco quando da invasão dos holandeses, até de Minas Gerais é citado . Acredita-se ter sido o último lugar onde o Cristo foi visto.
Uma lenda medieval, como tantas outras que povoam, que fascinam o imaginário popular. A figura de um pecador que foi condenado a percorrer o mundo. Sem descansar , sem paz. Entra , o personagem ,para a Literatura e passa a ser um tema atual .