Sócrates , o filósofo

Na Grécia Antiga, Sócrates foi famoso , por sua sabedoria e pelo profundo respeito que professava a todos.Um dia , um conhecido se encontrou com o grande filósofo e llhe disse:

_ Sabe o que eu escutei sobre o seu amigo ?

_Espere um minuto, replicou Sócrates

_ ...antes que me fale qualquer coisa, quero lhe fazer um teste

_ Um teste ? Falou o outro.

_ Exatamente, continuou Sócrates. Na verdade vou lhe fazer apenas 3 abordagens. A primeira é sobre a VERDADE. Está pronto para responder minha pergunta ?

_Sim estou pronto, replicou o seu interlocutor.

_ Está absolutamente consciente que o que vai me dizer é verdade ?

Não, não estou. Sócrates , calmamente, continuou:

_Bom, então você acabou de dizer que não sabe se é verdade. Permita-me então lhe aplicar o segundo teste. É sobre a BONDADE. Sa be se ,o que vai me contar é bom ou não é bom para mim e para meu amigo ?

_Não, não sei. Pelo contrário.

_ Quer dizer que não sabe absolutamente se é bom para meu amigo, o que vai me contar.

_Sim senhor...

_Bom, eu não poderei, ainda escutá-lo, pois falta-me aplicar-lhe o terceiro teste, se me permite.

_Permito sim, senhor.

_Pois bem, este último teste é a UTILIDADE. Tanto este como os outros dois, vou chamar de filtro É , portanto terceiro filtro.

-Servirá-me ,de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo ? Pergunta Sócrates.

_Não, na verdade, não.

-Bem, concluiu Sócrates. Se o que me deseja dizer do meu amigo, não é CERTO, não é BOM e não é ÚtIL...porque eu iria querer saber ?