A Fotografia que não tirei.
O mundo
pertence
a quem se atreve
( Chaplin)
Poss o fotografá-lo ? Era isso que eu devia ter dito quando passei por ele .E depois ouvir um sim ou um não...ou simplesmente dar-lhe algum dinheiro. Mas não me atrevi , não tive coragem. Foi na pracinha Leon, pertinho de uma Igreja. Bem na hora em que fui passear com os meus cachorrinhos: Beethoven e Bach. A chuva havia passado . Havia um certo frio no ar. Atravessei a rua olhando as poucas pessoas que , por ela, transitavam. Certamente estudantes, advogados ou donas de casa. Só o vi quase no momento em que passei por ele. Parecis uma fotografia antiga em contra-luz, recortado na noite- apenas iluminado o seu recorte, o seu contorno. Encostava-se em uma estrutura de pedras que compunham o cenário da pracinha . Não sei se eram dólmens ou menires. Pelo jeito vertical que estavam as pedras creio que eram menires. A posição era quase elegante. Vestia-se de escuro- cinzento ou apenas sujo. E pareceu-me ,apesar do friozinho , que vestia mais roupa do que seria necessário, desejável. Com o cotovelo na estrutura da pedra , esta, talvez um pequeno dólmen, olhava para baixo. O cabelo escuro, ondulado, despenteado, denso e a barba comprida e revolta. Mesmo assim tinha um certo brilho.
Presa, da sua imobilidade procurei com o olhar o que ele olhava com tanta atenção. No calçamento da praça , dispunham-se junto a ele dois pequenos e redondos focos de uma luz amarelada. Com um dos pés, descalço - o sapato gasto e sujo alí ao lado - colocava-o , apenas apoiado sobre o calcanhar , sob o foco da luz e, olhava-o. Aquecia-o , talvez. Procurava algum conforto. Olhei também aquele pé grosseiro de pele escurecida e suja, banhado apenas por aquela luz amarela, quase ocre . Destacava-se. Foi tudo muito rápido. O tempo de eu passar ao seu lado . O tempo de um olhar, para trás . E nada mais ...
E a fotografia tirada , apenas ,com a memória . Naquela praça quase deserta, quase bela. Uma quase perfeita fotografia que não tirei.
*********
Obs: DÓLMENS - são monumentos megalíticos tumulares colectivos datados desde o sec. V do milênio a C até o fim do III milênio da era cristã ,na Europa. Deduz-se, daí ,que escolhi um cenário europeu, para aninhar o meu conto.
MENIRES - são monumentos pré-históricos em pedras, cravadas, verticalmente no solo de tamanho bem elevado ( megalito). A palavra menir foi adotada do francês .