João e Maria
Mobílias escuras e antigas decoram o interior da casa. cortinas e tapetes escuros, e um amontoado de bibelôs e quinquilharias, deixam o ambiente pesado.
Um casal de velhinhos está assistindo noticiário de TV no qual estão falando sobre desaparecimento de pessoas.
O velho desliga a televisão:
___Hoje em dia esses jornais só têm notícia ruim!
Velhinho sai da sala.
___Vou trabalhar um pouco
Ele entra numa porta que fica debaixo da escada, que dá acesso ao andar de cima do sobrado.
A velhinha vai para a cozinha.
___Eu também vou cuidar da vida. Vou fazer o almoço.
O velhinho volta rápido.
A mulher pergunta :
___Ué, mudou de idéia, não vai mais trabalhar ?
___Não, vou dar uma saída – Responde o marido.
___Que bom, traz algumas coisas que preciso fazer um bolo.
O velhinho vai até o mercado, de carro.
Entra na birosca, cumprimenta todos. Pode se ver que o idoso é popular e muito querido por todos. Os amigos da birosca estão comentando as noticias do jornal. Homicídios, Corrupção, assaltos e desaparecimentos.
__ Não acredito . . . Saí de casa pra fugir dessas notícias ruins . . . Até mais . . . Vou indo nessa, rapaziada !
Ele Passa por várias lojas, no mercado e depois na pracinha.
Alguns velhinhos estão jogando baralho e jogos de tabuleiros.
O velhinho encontra alguns amigos e fica conversando.
Rua movimentada, com casas antigas. Um carro para na frente de um sobrado e dele sai o velhinho carregando uns pacotes de supermercado.
Ele deixa os pacotes encima da mesa.
A esposa vasculha dentro dos pacotes.
___Esse velho está caduco. Olha quanta coisa ele comprou.
O velhinho chega e interrompe com agressividade.
___ Tire as mãos daí. Nada que tem aí é pra você.
___ Mas pra quê tanta comida, home ??
___ Não te interessa , sua velha intrometida.
___ Nossa, Mô . . . Você nunca falou comigo desse jeito.
___ Você está merecendo. Eu vou pro porão trabalhar um pouco.
O velhinho pega os pacotes de supermercado e abre a porta que fica debaixo da escada, que dá acesso ao porão. Ambiente sujo e escuro, apenas uma porção de claridade entra por um vitrô no alto da parede. Um forno de tijolos num canto e uma jaula fechada com duas crianças dentro. Uma garotinha de aparentemente dez anos e um garotinho menor, aparentando uns oito anos. Somente a garotinha está acordada.
Ela tenta acordar o garotinho, mas desacordado ele não reage.
O velhinho está apenas observando. . . E dá um susto nela!
____Olha. . . A menininha já acordou !
Ela olha com cara de assustada .
Ele se aproxima da grade da jaula e pelo vão afaga os cabelos do garotinho que permanece desacordado.
____ Acorda menininho . . . Acorda menininho !
Enfurecida, a garota corre em direção dos dois.
____ Tire as mãos do meu irmão . . . Por que está fazendo isso com agente, seu monstro ???
___ Que menininha malcriada . . . Quer saber o por que ? Porque de vez em quando me dá uma vontade de comer carne de menininha ou um menininho . . .(o velhinho lambe os lábios)hummmmmmmmm .
___ Você é um psicopata !
___ Olha. . . Não seja tão rebelde . . . Será que sua carne é tão saborosa quanto todas as outras dezenas de menininhas raivosinhas que eu já comi ? Só não comprovo isso agora porque vocês estão muito magrinhos... Três dias sem comer...Exagerei na dose do sonífero... Estou perdendo a prática . . . Estou ficando velho mesmo. Vou deixar essas comidinhas gostosas pra vocês ficarem bem gordinhos.
O velho dá as costas e sobe a escada do porão.
A garotinha se desespera e segura nas barras de ferro.
____ Não faça isso . . . Não nos deixe trancados aqui.
O velhinho gargalha e diz:
____ Comam crianças . . . Comam !
O garotinho acorda ainda meio tonto.
___ Maninha. . . . Estou com fome . . .
___Eu também estou morrendo de fome . . . Mas temos que resistir !
___Resistir por quê ? Olha quanta coisa gostosa ! Ta escuro . . . Que lugar é esse,aonde agente tá ?
__Não sei maninho. . .Não sei !! – Responde a garotinha revoltada e ao mesmo tempo cuidadosa pra não assustar o irmão. Os dois se abraçam.
Algumas semanas depois . . .
Em uma televisão da birosca o repórter diz:
___Foi preso na noite de ontem, João Carlos de Lacerda de 70 anos, acusado de homicídio. Os vizinhos sentiram a falta de sua esposa Maria Geralda de Lacerda, e denunciaram à polícia, que ao vasculhar a casa do casal, encontrou o corpo da esposa numa cova rasa no quintal dos fundos. Além do homicídio, João Carlos de Lacerda é acusado também de canibalismo, pois no porão da casa foram encontrados dois corpos de criança desossados. Os corpos irão passar por uma análise de DNA, mas os peritos suspeitam se tratar dos corpos dos irmãos Maria da Silva e João da Silva, desaparecidos há quase um mês.
FIM