O menino que não tinha empatia
Era uma vez um menino, um menino que não tinha empatia.
Ele vivia fazendo as coisas sem sequer pensar nas consequências, não pensava nas pessoas ao seu redor.
Ele gostava de ouvir músicas, mas não em uma altura normal, ligava o som no máximo com todas as portas e janelas abertas, sem se importar com os vizinhos.
Isso atrapalhava muito a vida dos vizinhos.
Ele era bem agitado e gostava de soltar pipa, para se defender e também atacar, ele passava cerol, e isso fazia que ou a dele, ou a do seu adversário caísse na casa do vizinho, e quando isso acontecia, era aquela correria entre as crianças para assim pegar a pipa, e até mesmo fazia algo que era errado, pulava o muro do vizinho, sem a sua permissão.
As vezes não somente pulavam o muro, mas fazia algo que era muito perigoso, subia no telhado, e o vizinho que era pobrezinho, tinha um telhado de fibrocimento que é o mais barato, mas também o mais fácil de quebrar, e sempre nessa correria, as telhas quebravam.
Esse menino, com seus amiguinhos, brincavam também de outras coisas, aquela velha brincadeira de apertar a campainha do vizinho e sair correndo.
Muitos vizinhos caiam nessa, e até mesmo uma pobre velhinha, na inocência, andava de andador se esforçando e no final quando abria o portão, não tinha nada.
Até que um dia, um anjo apareceu para o menino.
Ele diz: — Você é um menino muito rebelde, não pensa no próximo por isso você sentirá na pele o que os vizinhos estão sentindo.
O menino impressionado no que vê diz: — Quem é você?
O anjo sério diz: — Um anjo.
O menino impressionado diz: — Já ouvi falar de você, mas pensava ser diferente. Mas como, sentir na pele?
O anjo vai sumindo e não diz nada.
Depois disso o menino dorme e quando acorda, se vê no corpo e na vida do vizinho, com o mesmo estilo de vida e costumes.
Ele acorda com muito sono e já é de manhã, isso porque ele trabalhou de noite, porém não consegue dormir porque seu vizinho está ouvindo a música muito alta.
Ele revira de um lado, revira do outro e nada.
Depois levanta e assiste TV, e não consegue ouvir o áudio da TV, devido ao barulho irritante.
Até que ele dorme novamente e quando acorda se vê no corpo de outro vizinho, aquele que morava em uma casa que ele sempre subia nos telhados de fibro cimento para pegar pipas.
Cada pipa custava R$ 2,00 e ele quebrava telhas que custavam $ 50,00 cada.
Depois de algumas horas começa a chover forte, e por consequência começa a cair goteiras na casa, e, nessa altura ele percebe que foi ele o responsável pelas goteiras.
Passa um tempo ele volta a dormir e agora acorda no corpo do vizinho em que ele sempre fazia trotes apertando a campainha.
Ele se levanta e começa a brincar no quintal, até que a campainha toca.
Ele sai correndo e quando diz alô, ninguém responde.
Ele abre o portão e vê ele mesmo sentado na calçada fingindo que não sabe de nada.
Depois disso ele desmaia e quando acorda se vê em um lugar cheio de nuvens, parecia o céu.
Logo aparece um homem com vestes brancas e ele repara que as mãos dele estão furadas.
O Homem chega perto dele e diz: — Sou Jesus, e estou aqui para te dizer algo que muitos atualmente não estão fazendo, sendo a prática da empatia.
O menino surpreso e chorando diz: — O que é empatia?
Jesus olhando para ele diz: — Vivemos em uma época que aqueles que dizem que me seguem só citam o meu nome, mas não pregam a minha palavra, são mais amantes do mundo do que de mim.
— Sempre preguei amor ao próximo, quando digo próximo, são todos independente da religião.
— Empatia, é você se colocar no lugar do outro, não fazer o que não gostaria para você, com o outro.
Temos que respeitar todos, e toda vez que formos fazermos algo, temos que ver se aquilo magoará alguém, se for magoar. Não faça.
O menino chorando diz: — Me desculpa, eu não sabia, me perdoa?
Jesus olha-lhe e diz: — Entendo e te perdoo, mas você precisa pedir perdão par aqueles que você magoou. — E procurar segui um caminho reto a minha palavra.
— E pedir ajuda para seu amiguinho Cris, porque esse sim, é meu servo fiel.
Depois o menino acorda e logo vai atrás do seu amiguinho Cris, para conversar.
Após conversarem muito, o menino que não tinha empatia, acaba compreendendo a importância te ter amor ao próximo e depois daquela conversar se entrega verdadeiramente a Jesus assim respeitando a todos ao seu redor.