*O MESTRE JABUTI

A menina Lalá gostava de passear na floresta e conversava com os animais, mas tinha imensa amizade e admiração pelo Mestre Jabuti.
Certa vez convidou alguns animais para fazer o aniversário do Mestra Jabuti.
- De que ele se alimenta? Indagou o cãozinho Half. - De frutas, banana, maçã, pêssego uva; de couve, alface, espinafre.

- Tem que convidá-lo uma semana antes, afirmou a lebre, lesada como ele é.
- Cada ser tem uma natureza, como a natureza fez, coelhinha. Ele é responsável e cumprirá com o convite, viu coelhinha, Ligeira?

Foram na floresta encontraram os alimentos, limparam embaixo de uma árvore frondosa, ensaiaram poesias e cantos. Meia hora de atraso. De repente o mestre jabuti, alinhado que só vendo. Passou na loja da amiga Jabota, dona de uma boutique masculina, comprou paletó, chapéu, até umas botas rápidas para chegar sem atraso. Foi recebido com palmas e recitou essa quadra: Agradeço a amiga Lalá/ Pela lembrança do dia/ Aos amigos aqui, oxalá? Muita luz e alegria.
- Quantos anos você tem?

- Conte as linhas formadas na minha carapaça e saberá. Vamos nos divertir!

Sonia Nogueira

Obs: Dia da Literatura infantil - Portanto, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira. 
Nascido a 18 de abril de 1882.

N.B. -O jeito mais fácil de lembrar a diferença entre tartaruga e jabuti é pensar no habitat. Enquanto as tartarugas vivem sempre na água, o jabuti vive exclusivamente na terra. Por isso, esse simpático réptil não vai precisar das características hidrodinâmicas.
Sonia Nogueira
Enviado por Sonia Nogueira em 18/04/2021
Reeditado em 18/04/2021
Código do texto: T7234864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.