AS FÉRIAS NA CASA DOS PADRINHOS

Ah, quanta saudade! Infância feliz hoje não existe mais! Eu até quero acreditar que exista, mas a realidade nos mostra o contrário.

Hoje eu vejo muitos pomares: pés de jamelão, goiaba, jambo... E nenhuma criança aventureira pra subir nas árvores e se deliciar com os frutos. É uma pena! Certo que a violência do mundo atual fez praticamente desaparecer aquele jeito livre e despojado da criança brincar, como era nos tempos idos.

Lembro com carinho, e as lembranças são tão doces!

Doces maravilhosos:pudins, sonhos, bolo de cenoura...tudo isso minha mãe fazia! E meus primos diziam: Minha tia arrasa na cozinha!!!!

E todos se deliciaram! Comeram de lamber os beiços!...

Minha mãe era muito querida pelas crianças, parecia a famosa apresentadora ídolo da criançada na época.

Esta era uma lembrança maravilhosa! Sempre amava ver minha mãe feliz junto das crianças!

Esta e outras páginas do livro de memórias de minha mente irei comentar nestas poucas linhas. Começarei em dezembro de 1985, último dia do ano. Meu primo ( afilhado dos meus pais) estava lá no condomínio onde eu morava. Estava passando as férias lá em casa, ele era a animação em pessoa, nós morríamos de rir com ele. Pegava um pedacinho de cenoura e fazia tal qual o coelho Pernalonga do desenho animado! Quem é da minha época de criança sabe como é!

Ele era realmente muito hilário! No último dia do ano, o síndico do condomínio liberou o banho de piscina à meia-noite pra turma comemorar a chegada do novo ano bem energizada pelas águas! Meu primo não perdeu tempo e foi cair n'água! Infelizmente eu não pude ir por estar com febre!

Mas graças a Deus, com os remédios e com a alegria do meu primo fiquei bom. Pronto pra outra! Pronto pra curtir as férias! Amava os desenhos: Pica-pau, Tom e Jerry, corrida maluca... Nossa! Me divertia muito! Meu pai tinha um sítio no alto da serra, e ele não gostava de nos ver só enfurnado dentro de casa. Aí ele nos chamava para uma caminhada de três horas até ao sítio! Muito cansativo, mas a linda paisagem compensava o esforço! Chegávamos lá no sítio bem suados, esbaforidos e nos esbaldávamos na cachoeira de água deliciosa, cristalina!

O sítio tinha muitos pomares, meu primo um dia comeu tanta goiaba que teve até apendicite! Chegou a ser internado, mas depois tudo ficou bem!

Outra lembrança é de minha prima, irmã de

criação! Ela era uma criança rebelde, meus pais cortaram um dobrado com ela! Estudávamos juntos na escolinha do condomínio! Na sala havia uma menina especial, que apresentava uma certa deficiência mental. Pois a minha prima caçoava muito desta garota, a empurrava, zombava e a humilhava. Eu tentava impedir, chamava a atenção de minha prima, sentia vergonha das atitudes dela. A professora contou tudo pros meus pais! Meu pai aplicou uma surra de cinto nela! Mandou ela ir pro quarto e fechou a porta. Do lado de fora a gente só ouvia os gritos!

Ela bem que mereceu! Hoje ela agradece meus pais pela firmeza na disciplina! Ela faz o mesmo com os filhos que tem! Falando ainda desta minha prima, uma outra lembrança boa era da brincadeira de correr dos bate-bolas durante os dias que antecediam o carnaval. Pra quem não sabe o que é bate-bola, trata-se de uma espécie de palhaço, sendo que ele usa uma máscara de caveira ou monstro, máscara que cobre todo o rosto e fica segurando uma corda amarrada a uma bola. Ele bate com essa bola no chão assustando as pessoas ( principalmente crianças). Eu e meus primos nos juntávamos a outras crianças e começávamos a atiçar os bate-bolas. Cantávamos assim bem alto pra provocar:

" Bate-bola, bate pé

Tira a roupa da mulher

Se for homem vem aqui

Se for bicha fica aí..."

Ah, os meninos mascarados não perdoavam! Saíam correndo atrás da gente!

Era muita alegria... Tempos bons!

Hoje a violência acabou com essa brincadeira, haja vista muitos meliantes usarem o disfarce de bate-bola para matar e roubar.

Hoje tudo é diferente! Eu não vejo nas crianças de hoje a alegria que eu tinha na minha época!

As músicas infantis deram lugar a músicas maliciosas! E educar um filho hoje é tarefa árdua!

Mas eu amo criança! Peço que Deus abençoe todas as crianças!

Onde há criança há alegria, nem que seja só um pouquinho!

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 09/02/2021
Código do texto: T7180429
Classificação de conteúdo: seguro